Coordenação da APEDeMA reune-se com a Secretária Estadual do Meio Ambiente

Na pauta do encontro, ocorrido na última sexta-feira (20/1/2012),  no gabinete da SEMA, a programação do Fórum Social Mundial Temático que acontece nos próximos dias nas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. A Secretária Jussara Cony e a integrante da Coordenação da APEDeMA, Prof. Ana Carolina, conversaram sobre a participação de representação da APEDeMA no painel sobre plantas medicinais.   Ana entregou a à Secretária cópia do Manifesto do 28º EEEE, e informou que está sendo produzido um texto da APEDEMA para Rio+20. Apresentou e entregou à Secretaria o Documento elaborado pelo Movimento da Orla do Guaíba, lembrando que a APEDEMA e as entidades que dela fazem parte  é solidária a esse Movimento.

A Secretária sugeriu que as entidades se façam presentes nos seguintes eventos:

  • 24/1 – 8h – evento Colcha do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto, com a presença do Governador Tarso Genro. São colchas confeccionadas com sucata por alunos das Escolas do RS, trabalhando a questão do Resíduo Sólido.
  • 25/1 – 13h-16h – Oficina sobre Plantas Medicinais – Na Tenda Paulo Freire.
  • 27/1 – 9h – 940 – II Encontro dos Secretários Estaduais do Meio Ambiente e ONG SOS Clima Terra.
  • 27/1 – 9h – 12h – Plantas Medicinais – Vida e Saúde e o fortalecimento da Agricultura Familiar.
  • 28/1-14h – Plenarinho da AL – IV MERCOFITO – Encontro dos países do Mercosul – Cadeia produtiva de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Ana Carolina afirmou à Secretária que as ONGs da APEDEMA estarão participando de diversas ações do Fórum, citou NAT, MARICÁ, AGAPAN, INGÁ, IGRE, ASPAN, BIOFILIA, dentre outros e que a APEDEMA, como Assembléia, iria estar na Câmara dos Vereadores no dia 26/1:  sobre as Hidrelétricas (com o INGá) e com a CSMA, sobre o Desenvolvimento. Foram passados documentos para a Secretária, onde constava o teor destas atividades, bem como, o convite para que ela fosse prestigiar o das Hidrelétricas, como convidada.

Foi reafirmado também pela representante da Coordenação da APEDeMA que os ecologistas pensam em contribuir com a retomada da preservação do ambiente, de forma propositiva, porém, com posição firme em determinados pontos inegociáveis. 

Deixe uma resposta