Rio dos Sinos em debate

Em reportagem sobre Meio Ambiente, “Comissão do Rio dos Sinos define seu plano de ação”, Camila da Rosa Severo, relata que a ” Comissão Especial para Tratar da Bacia do Rio dos Sinos definirá seu plano de ação nesta quinta-feira (19/4/2012), quando ocorrerá a primeira reunião do grupo de trabalho”. Será apresentado um cronograma que inclui audiências públicas descentralizadas, visitas técnicas e um seminário até agosto, quando se encerra o prazo legal das atividades. O encontro será às 13 horas na sala Sarmento Leite, no 3º andar da Assembleia Legislativa.
Para saber mais sobre o Rio dos Sinos vale a pena ler o artigo do ambientalista Arno Kayser, representante do Movimento Roessler para Defesa Ambiental, preparado em função de evento de capacitação de novos membros do Comitesinos em novembro 2005.
Foto: Herrmann Rudolf Wendroth: O rio dos Sinos em 1852

Os Primórdios do Comitesinos

Não é à toa que o Rio dos Sinos é o palco do primeiro Comitê de Bacia do Brasil. Todo um processo histórico existe para justificar este fato.

A vinculação da nossa comunidade com o rio é muito antiga. Inicialmente tínhamos, aqui, uma região de terras públicas dedicadas as grandes produções do Império Português. Era a Real Feitoria do Linho Cânhamo. Um empreendimento baseado em mão de obra negra escrava. Tanto que temos o bairro Feitoria em São  Leopoldo e o bairro Quilombo em Lomba Grande.

Como este projeto não deu muito certo o Imperador D. Pedro I (que pretendia estender o jovem Império Brasileiro até o Uruguai retomando a Colônia de Sacramento) trouxe colonos alemães para manter uma base agrícola e artesanal para as necessidades de seus propósitos expansionistas.

O Rio dos Sinos foi a via de chegada e o meio de comunicação com a Capital até a chegada do trem. Mais tarde a região começou a desenvolver uma indústria coureiro-calçadista baseado no artesanato dos primeiros imigrantes. No início do século XX surgem as primeiras fábricas, movidas à eletricidade, de Pedro Adams Filho. O que intensificou os impactos ambientais na nossa região.

Clique aqui e leia o artigo completo no blog de Arno Kayser “Pra pensar a ecologia em dias tão confusos”.

2 comentários

  1. Poxa, vocês dando espaço para aqueles que querem esvaziar o comitê sinos de seu protagonismo na gestão de recursos hídricos? Estão fazendo campanha para o Vanazzi agora?

    1. Prezado Fernando, tudo bem? Obrigada por tua participação. Procuramos manter o blog ligado com os temas ambientais importantes. O fato de termos divulgado a reunião não significa “dar espaço” a alguém como tu colocas. Reconhecemos que há espaços institucionalizados onde os assuntos que nos interessam são discutidos. A Assembléia Legislativa é um desses espaços. Caso leias a matéria novamente, verás que não há o menor juízo de valor a respeito da Comissão ou da reunião, porém, fazer de conta que ela não existe não é uma política da APEDEMA/RS. Um dos nossos objetivos é “Ecologizar a política e politizar a Ecologia”. Abçs! Ana Carolina (ASPAN/SB – ONG membro da coordenação Bienio 2011-2013).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s