O Museu das Águas é o tema de próxima Terça

O Museu das Águas é o tema de próxima Terça

  

A palestra será no dia 2 de outubro às 19h, no auditório 2 da Fabico. O tema será apresentado pela coordenadora do grupo de trabalho que elabora o projeto do museu, a artista plástica Zorávia Bettiol.

  

 

 


Por Giovani Oliveira – EcoAgência de Notícias

O uso adequado das águas é vital para a continuidade da vida na terra. Na próxima terça-feira, dia 2 de outubro, às 19h, no auditório 2 da Fabico (rua Ramiro Barcelos, 2705), o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e Centro Acadêmico de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia da UFRGS promovem um debate sobre a importância de um consumo consciente da água com a apresentação do projeto do Museu das Águas de Porto Alegre. A palestra será ministrada pela coordenadora do grupo de trabalho que elabora o projeto, a artista plástica Zorávia Bettiol.

No mundo, mais de 783 milhões de pessoas ainda estão sem acesso à água potável. Zorávia Bettiol lembra que a água é motivo de guerra em algumas regiões. A importância deste bem natural, limitado, será mostrada e debatida no museu através de três módulos: o histórico, o educativo e o artístico. A Terça Ecológica fará parte da Semana Acadêmica da Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia da UFRGS , da XIX Semana Interamericana e da XII Semana Estadual da Água, que ocorrem de 29 de setembro a 6 de outubro de 2012, promovidas pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul.

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, foi assinado o protocolo de intenções para viabilizar o Museu das Águas de Porto Alegre, inspirado na experiência de outros países como Portugal, França e Irã. Ao grupo que trabalhava no projeto somaram-se os seguintes órgãos públicos e entidades, formando a Comissão Pró-Museu das Águas: Prefeitura Municipal de Porto Alegre; Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae); Governo do Estado; Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano (Metroplan); secretarias estaduais da Cultura, do Meio Ambiente, de Obras, de Irrigação e Desenvolvimento Urbano e de Habitação e Saneamento; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS); Associação Riograndense de Imprensa (ARI); Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan); Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa; Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); e Lions Club (Distrito LD-3),

O evento é aberto ao público.

Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais

http://www.ecoagencia.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s