CEA embarca para o Chile: a caminho do Taller de Futuro e da Cumbre de Los Pueblos

CEA embarca para o Chile: a caminho do Taller de Futuro e da Cumbre de Los Pueblos

Data: 18 janeiro 2013

Afiche Cumbre.jpgMais uma vez o Centro de Estudos Ambientais amplia seus horizontes para além do sul brasileiro: vamos atravessar as cordilheiras andinas da América Latina!

Cíntia Barenho, coordenadora de projetos do CEA, foi convidada pela Fundação Heinrich Böll para participar do Taller de Futuro (future workshop).  O Taller do Futuro “Gobernanza de Recursos Naturales y democracia: Desafíos para Latinoamérica y Europa” é uma iniciativa da Heinrich Böll Stiftung que visa identificar jovens ativistas da temática ecológica.

A atividade acontecerá em Santiago do Chile, na Fundación Heinrich Böll Cono Sur  dos dias 20 a 23 janeiro de 2012, seguida de um seminário com especialistas na área de recursos/elementos naturais.

A luta contra os desertos verdes, a campanha contra as monoculturas de árvores exóticas, especialmente no Pampa gaúcho, foi um dos elementos chaves para o convite ser feito à Cíntia. Para tanto, apresentou um breve artigo entitulado: Falta de Política de Conservação e Preservação Ecológica promove a conversão do Bioma Pampa em Desertos Verdes”

Certamente a presença do CEA contribuirá de maneira crítica e propositiva ao forte processo de extração dos elementos naturais sofridos no Brasil/Rio Grande do Sul e consequentemente de impactos sobre os territórios e comunidades. Com quase 30 anos de luta ecológica, nosso coletivo pela sustentabilidade, tem acumulado e construído um pensamento crítico a problemática ecológica.

Depois do encontro Cono Sur, haverá uma Conferência Internacional em Berlim, onde, talvez, o CEA poderá ser indicado como ‘delegad@’.

Além disso, durante os dias 25 a 27/01 acontece em Santiado do Chile, a “Cumbre de los Pueblos de América Latina, el Caribe y Europa: Por la justicia social, la solidaridad internacional y la soberanía de los Pueblos”. Evento paralelo Cumbre UE – CELAC, onde estarão representados todos os governos de União Européia e países associados à Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos. Durante a reunião da CELAC, o Governo chileno passará a coordenação do bloco regional para o Governo de Cuba.

A temática central da discussão governamental será “Alianza para el Desarrollo Sustentable: Promoviendo Inversiones de Calidad Social y Ambiental”. E portanto, a sociedade civil organizada está mobilizada para fazer o contraponto, propondo uma agenda crítica ao processo.

E aproveitando ainda mais a oportunidade de estar no Chile, Cíntia também se envolverá na Escuela Feminista da Marcha Mundial de las Mujeres, que reunirá mulheres da América Latina para discutir a temática da Economia Feminista.

Cíntia Barenho estará enviando informações para nosso Blog! Vamos manter todos e todas informados. Acompanhe nosso blog!

CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS – CEA

Desde 1983, o coletivo pela sustentabilidade!!
A primeira ONG ecológica da região sul do RS, com a atuação prioritária no Pampa e Mata Atlântica
Fone-fax:(53) 84150066 (51) 81623307
email: ongcea@gmail.com
Blog: http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/
Twitter: @CEAong

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s