Conselhão vai debater Zoneamento Ecológico Econômico

O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Rio Grande do Sul será debatido na próxima segunda-feira (22/07), no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). Em reunião da Câmara Temática Meio Ambiente, conselheiros e especialistas convidados discutirão os termos do edital com representantes das secretarias e órgãos de governo responsáveis pela sua formulação. O encontro ocorrerá às 14h30, na sede do Conselhão, no Centro Administrativo do Estado (Av. Borges de Medeiros, 1501 – 21º andar).

Integrante da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Apedema-RS), o pesquisador, ambientalista e conselheiro técnico Ludwig Buckup, da IGRE, fará uma exposição sobre o tema, conforme encaminhado na última reunião da câmara temática. A iniciativa que está sendo formulada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) será apresentada pelo secretário-adjunto da pasta, Luis Fernando Carvalho Perello, para que os conselheiros avaliem e façam suas contribuições.

Instrumento de gestão territorial que estabelece padrões para a preservação dos ambientes e critérios para a exploração de recursos naturais conforme as particularidades de cada região, o ZEE está entre os projetos prioritários do Governo do Estado. O programa terá apoio do Banco Mundial para a contratação da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), que fará seus estudos. A atividade no Conselhão tem com objetivo envolver a sociedade civil no processo de elaboração do ZEE.

O CDES é “É órgão consultivo do governador e integra o Sistema Estadual de Participação Cidadã. Busca intensificar o diálogo e a concertação, fortalecendo a democracia no Estado.”(fonte: site) . O colegiado não substitui outras instâncias colegiadas criadas em Lei para deliberar sobre assuntos que envolvem questões de meio ambiente, como o CONSEMA, embora esse caracter não seja enfatizado nas comunicações do órgão.
Fonte: REDE Os Verdes/via Facebook e site do Governo do Estado, com modificações (texto em itálico) da redação Apedema/RS.  Foto: fonte site de Os Verdes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s