GESP e instituições locais promovem ação educativa no Rio Passo Fundo

Marca GESPTerceira fase do projeto que pretende percorrer o Rio Passo Fundo da nascente ao mar foi realizada na sexta-feira (22)

Terceira fase do “Projeto Navegar Rio Passo Fundo, da Nascente ao Mar” percorreu área urbana e rural da ponte do Rio Passo Fundo, na rua Uruguai, até o bairro José Alexandre Zachia, na BR 285. O projeto desenvolvido pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp), Instituto Estadual Cecy Leite Costa, Companhia de Policiamento Ambiental da Brigada Militar, Grupo  Escoteiros Guarani e Corsan será desenvolvido em seis etapas, incluindo toda a extensão dos rios Passo Fundo e Uruguai até o Oceano Atlântico. Nos trechos navegáveis, o grupo pretende utilizar o veleiro Cecy. Uma embarcação sustentável construída na própria escola.
Na tarde de sexta-feira, os grupos foram divididos para percorrer quatro trajetos diferentes: área central próximo a Escola Eulina Braga, uma região do rio no bairro Victor Issler, área da barragem de captação do Arroio Miranda e fundos da Vera Cruz até início do bairro Záchia.
Alunos das escolas Eulina Braga, Cecy Leite Costa e Irmã Maria Margarida participaram da terceira fase. O integrante do Gesp, Paulo Cornélio, ressaltou a importância do engajamento dos estudantes. “A ideia não é apenas desenvolver trabalhos de geografia ou história, mas criar uma relação de amor com o Rio Passo Fundo”, disse Cornélio.  O projeto tem como objetivo contribuir na construção coletiva de uma consciência ambiental, trazendo a preocupação em especial com os recursos hídricos, envolvendo estudantes, professores, órgãos públicos e comunidade no reconhecimento do percurso do Rio Passo Fundo das nascentes à foz, abrangendo toda a região hidrográfica.

Sobre o GESP: – www.sentineladospampas.eco.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s