Na vanguarda da ecologia, Papa fala em decrescimento – veja o texto

Decrescimento bBlog do Centro de Estudos Ambientais destaca nesta quinta-feira o lançamento da encíclica do Papa Francisco sobre a preservação ambiental, qualidade de vida e o crescimento econômico.

O decrescimento é um conceito usado como bandeira politica por aqueles que praticam uma critica ecologia a sociedade urbano-industrial capitalista, já mencionado aqui no Blog do CEA (http://ongcea.eco.br/?s=decrescimento).

Pois agora, o Papa, contrariando as posições conservadores a Igreja, muitas vezes aliadas as forças capitalistas e descuidadas da crise ecológica, recomenda os países ricos a praticarem um certo nível de decrescimento para ajudar os pobres.

Considerando os limites da natureza, o Papa Francisco afirmou:

“Chegou o momento de aceitar um certo decrescimento em algumas partes do mundo aportando recursos para que seja possível crescer de maneira saudável em outras partes”, pedindo “limites” por que é “insustentável o comportamento daqueles que consomem e destroem mais e mais, enquanto outros não podem viver de acordo com sua dignidade humana”.

A entidade, associada da APEDeMA/RS, em outro post, coloca à disposição a íntegra da Encíclica.

Deixe uma resposta