AGAPAN apóia movimento Cidade que Queremos que será lançado nesta sexta, em Porto Alegre

Captura de Tela 2015-11-05 às 21.55.05

Nesta sexta-feira, dia 6/11, às 10h, na  Sala Maurício Cardoso, 4o. Andar da Assembleia Legislativa, haverá o lançamento do movimento A CIDADE QUE QUEREMOS.

O movimento terá a finalidade de contrapor-se ao quadro de desrespeito aos bens de uso comum do povo, ao meio ambiente e suas implicações na vida do porto-alegrense.

Para o Coletivo, “O poder público se associa a empresas interessadas naquilo que chamam de “revitalização”,  que se trata, na verdade, de edificar a Orla do Rio Guaíba, transforman­do-a em negócios lucrativos. Isso inclui a entrega quase gratuita da área da Ponta do Melo (Estaleiro Só) para edificações, o novíssimo projeto de ocupação com espigões nas imediações do Estádio Beira-Rio e o projeto de Jaime Lerner, que vai da Rótula das Cuias até a Usina do Gasômetro. E, por fim, a “grande obra” do Cais Mauá, que, se for executada, impactará todo o Centro Histórico e seu entorno. Estão previstas a derrubada de arma­zéns, a construção de espigões, shopping e garagens.”

Considerou ainda, que nas audiências públicas sobre essas intervenções privadas na Orla do Rio Gua­íba, ficou evidente que as contestações técnicas e políticas não são ouvidas. Todas as observações feitas em relação aos Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), identificando diversos problemas, nunca foram consideradas. O poder público não esconde sua pouca vontade de diálogo para construir uma cidade que privilegie seus cidadãos e não as iniciativas de seus apoia­dores.

Serviço

Data: 06 de novembro de 2015.

            Hora:  10 h.

            Local: Sala Maurício Cardoso – 4º andar da Assembleia Legislativa do Estado.

Na oportunidade vamos debater, inclusive, os efeitos das inundações recentes na cidade e repercussões nos projetos de privatização da Orla do Rio Guaíba, os apontamentos do TCE sobre a licitação do Cais Mauá, dentre outros pontos, e as iniciativas a serem encaminhadas pelo Coletivo.

DILVULGUE, COMPAREÇA, PARTICIPE !

Assinam:

Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural-AGAPAN
Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/RS
Movimento Gaúcho de Defesa do Meio Ambiente-MOGDEMA
Movimento Cais Mauá de Todos
Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta-MOBICIDADE
Movimento Minha Porto Alegre
Movimento Chega de Demolir Porto Alegre
Associação Comunitária do Centro Histórico
Associação de Reciclagem Ecológica Vila dos Papeleiros-AREVIPA
Movimento Francisclariano da Diocese Meridional de Porto Alegre

Anúncios

um comentário

  • Cleidi L.F. Cornely

    Espero conseguir ir a ese lançamento. Por diversas vezes solicitei e ate tentei uma campanha para que surgisse algo semelhante e que o povo de POA se comprometa com a preservação das areas verdes,das obra e construções histórias da memória e da saúde da cidade hoje e no futuro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s