Quarta Temática sobre preconceito, ameaças, violência e injustiça

Captura de Tela 2016-04-19 às 23.24.34Preconceito, ameaças, violência e injustiça… Quantos de nós sentem-se ameaçados por pensar e de lutar por seus direitos?

Estes temas serão tratados na Quarta Temática desta quarta-feira, 20/4, 18h30min, na sede dos Amigos da Terra Brasil – rua Olavo Bilac, 182, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre (no mapa).

Segundo informe do Global Witness, em 2014 foram assassinados 116 ativistas do meio ambiente em 17 países. A América Latina é a região mais perigosa para os ativistas que defendem os direitos humanos e ambientais. Respectivamente, Honduras, Brasil e Colômbia lideram os casos de assassinatos de defensores. No Brasil, em 2014, foram 20 defensores do meio ambiente assassinados.

Em Porto Alegre, os casos de perseguição são vários. Lugares de resistência foram invadidos pela Polícia Militar durante os protestos de 2013. Atualmente, diretórios acadêmicos e outros locais de posicionamento político são atacados pela onda fascista que emerge no país. O genocídio do povo negro segue. A Lei Antiterrorismo caminha a toque de caixa, o que fortalece a criminalização dos movimentos sociais. Nos campos do Rio Grande do Sul e do Brasil, jagunços e policiais perseguem lideranças campesinas e indígenas.

Historicamente, a opressão e violência sempre estiveram presentes no cotidiano dos que resistem.  Diante disto, articulamos um espaço para trocarmos experiências e falarmos sobre táticas e ferramentas de defesa conjuntas diante das violências e retrocessos da conjuntura atual.

O papo contará com as contribuições de:

  • Cláudia Ávila, advogada e militante do MTST;
  • Onir Araujo, advogado e militante da Frente Quilombola;
  • Carlos Latuff, cartunista
  • Gustavo Castro, militante do Otro Mundos Amigos de la Tierra México, alvejado no mesmo atentado que assassinou a líder indígena Berta Cáceres, em Honduras. (via Web, direto do México)

A atividade faz parte do Programa Quartas Temáticas – Mobilizando para a Transformação da Cidade. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s