Quarta-Temática dos Amigos da Terra será sobre as transnacionais e os direitos humanos

O próximo evento da série Quarta Temática ocorre na próxima semana, dia 9/11, a partir das 18h30min, na CasaNat, rua Olavo Bilac, 192, no bairro Azenha, Porto Alegre.

captura-de-tela-2016-11-03-as-20-04-40

Diz a divulgação do evento:

  • As empresas transnacionais são responsáveis por violações de direitos humanos e crimes contra populações afetadas por seus empreendimentos, degradação ambiental, além de repressão e criminalização de lutas sociais e de resistência no mundo todo. Para se ter noção, a America Latina é o local onde há mais mortes de defensores de direitos, e, neste contexto, o Brasil é o país onde mais se mata ativistas ambientais.

    Como exemplos destas corporações, temos a papeleira Stora Enso, sueco-finlandesa com mais de 800 anos, que invadiu o Brasil fabricando caravelas; a CMPC, que, desde Pinochet e a ditatura chilena, traz aos Mapuche a violação do território e dos corpos deste povo originário; a ARACRUZ, que criminaliza indígenas, quilombolas e assentados no Brasil; a Monsanto, Bayer, Syngenta, Bunge, Cargil, empresas que provocam a fome no mundo, desterritorializando agricultores e extinguindo saberes nos territórios; ou ainda da privatização da água por gigantes corporativos como a Nestlé, a Coca-Cola ou a Mekorot, empresa israelense que privatiza águas por todo o mundo. Também estamos falando da lama da Samarco, com mais de um ano de impunidade. Samarco que é prropriedade da angloaustraliana BHP Billinton e da Vale, as duas maiores mineradoras do mundo e grandes violadoras de direitos humanos.

    Falaremos desta conjuntura e da campanha que nasce em 2012, na Cúpula dos Povos paralela à RIO+20 em 2012. “Desmantelar o Poder Corporativo” busca o fim da impunidade das empresas transnacionais e as violações de direitos causadas por estas.

    Para saber mais sobre a campanha, clique aqui:
    http://www.stopcorporateimpunity.org/

    Enquanto Amigos da Terra, no âmbito internacional, estamos construindo o Tratado Vinculante, que visa criar um conjunto de normas internacionais com profundas implicações para as maiores companhias do mundo, obrigando-as a respeitar os direitos humanos de uma forma que nunca tiveram que fazê-lo anteriormente.

    Quartas Temáticas #8
    Dia 09/11/16, a partir das 18h30min.
    Na CasaNat, Rua Olavo Bilac, 192. Bairro Azenha.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1807728306169391/

Next Post

Feira Frutos da Resistência será neste sábado, 5/11

qui nov 3 , 2016
Os Amigos da Terra Brasil promoverão neste sábado  (5/11) a Feira Agroecológica Frutos da Resistência. Será das 14 às 18h, na calçada em frente à sede dos Amigos da Terra […]

Você pode gostar também:

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Send this to a friend