Curicaca: inscrições abertas para curso gratuito condutores de ecoturismo para torrenses

Prazo para inscrições termina nesta quarta-feira, 3/10/18

Trilhas guiadas em Unidades de Conservação precisam de condutores de visitantes. São raras as pessoas que tem essa formação no Rio Grande do Sul. Para que seja implantado o Uso Público no Parque Estadual de Itapeva, o Instituto Curicaca oferecerá aos torrenses um curso gratuito. O processo de seleção está aberto direcionado prioritariamente para jovens da comunidade local.

A iniciativa é a primeira ação direcionada para a implantação do Plano de Uso Público do Parque Estadual de Itapeva, que foi realizado tecnicamente pelo Instituto Curicaca com ampla colaboração social. Foram detalhadamente planejadas diversas atividades para os visitantes, inclusive trilhas terrestres em meio a mata e as dunas, trilha aquática com caiaque e observação de aves e anfíbios.
O planejamento foi cuidadosamente feito para proporcionar ecoturismo, recreação, lazer e educação na natureza com mínimo impacto para a biodiversidade ali protegida. Ao mesmo tempo, a forma de implementar o uso público previu a repartição dos benefícios com a sociedade local, dando oportunidades de envolvimento em diferentes maneiras e escalas.
Para a realização do curso, o Instituto Curicaca buscou parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para organizar um grupo de jovens voluntários do Parque e realizar entre eles a formação de “Condutores de visitantes em unidades de conservação“, que terá aproximadamente 50h teórico-práticas, para um número limitado de selecionados. O curso terá ênfase nos atributos do Parque de Itapeva e na observação de aves.
Se você é morador de Torres membro da comunidade local, manifeste seu interesse no curso acessando o formulário on-line pelo link https://goo.gl/qtAqP6.
Caso prefira, entre em contato pelo e-mail curicaca@curicaca.org.br ou pelo telefone (51) 32330489 que orientaremos como acessar e preencher o formulário impresso. O prazo para responder é até o dia 3 de outubro. As manifestações serão avaliadas e o candidato será contatado para saber o resultado da primeira fase de seleção e os próximos passos.
Contatos: Alexandre Krob e Isabel Lermen (51 33320489)
Fonte: Instituto Curicaca

Deixe uma resposta