Feira dos Agricultores Ecologistas completa 29 anos

Captura de tela 2018-10-18 17.35.55.pngCriada pela Cooperativa Ecológica Coolméia em 1989, a FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas completará 29 anos com festa no próximo sábado, 20 de outubro. Será cantado o ‘parabéns a você’. A primeira feira ocorreu dia 14 de outubro de 1989 na primeira quadra da av. José Bonifácio (em frente à Igreja Santa Teresinha), esquina Av. Osvaldo Aranha.

A cooperativa era formada por três categorias de associados – os produtores, os consumidores e os servidores – estes últimos na administração em geral. Havia uma diretoria formada com representantes das três categorias, eleita em assembleia de associados.

Nelson Diehl, dirigente à época, lembra que a Feira foi idealizada, organizada e administrada pela Coolméia e foram os consumidores que lideraram o processo. “Por funcionar de forma autogestionaria, a Coolméia foi criando as Feiras Coolméia com a mesma filosofia – daí surgiram o Fundo Feira, as diferentes formas de reuniões, as assembleias e as Comissões das Feiras“.  Nem todos os feirantes e agricultores eram associados da Cooperativa inicialmente, mas foram ao longo do tempo se associando, historia.

A Coolméia foi fundada em 1978. De uma pequena venda em uma garagem no bairro Independência, em Porto Alegre, pulou para uma e depois duas casas na rua João Telles, no Bom fim (números 522 e 524). Esgotando a capacidade de atendimento nestes locais, a direção da época propôs que os produtores fossem para a rua, o que aconteceu. Logo, a própria Coolmeia saiu da João Telles, mudando-se para a parte de cima do restaurante Maomé (aonde é hoje o Restaurante Sabor do Bric).

À época, já existia no mesmo local aos domingos o Bric da Redenção. Foi a Feira da Coolméia a pioneira a ocupar o local aos sábados e, até hoje, continua espremida na primeira quadra da avenida. À época, a proposta foi vista como temerária. Nada havia ali aos sábados.

A primeira FAE ocorreu em 14/10/1989, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação e da Luta contra os Agrotóxicos, cuja data é 16/10 (e naquele ano, na segunda-feira). O segundo evento ocorreu apenas em 9 de dezembro, quase dois meses depois. Os eventos foram grande sucesso de público. A proposta era passar a ser mensal, e foi o que aconteceu, depois reduzindo-se os intervalos para quinzenal e depois, como até hoje, semanal.

Com o esgotamento da Coolméia, os próprios produtores criaram uma nova entidade, assumindo a realização das feiras semanais no local. Continua a FAE a ser oportunidade única de reunir os produtores de orgânicos e os consumidores.

  •  Sábados, das 7h às 13h, na 1ª quadra da Av. José Bonifácio (Porto Alegre/RS).
  • 44 bancas de 140 famílias de agricultores ecologistas vindos da zona rural da Capital e do Interior do Estado.
  • Produtos: hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, padaria e produtos agro-industrializados (geleias, sucos, doces e bolos) com certificação orgânica, entre outros.

Programação:

  • 20/10 – Parabéns para Você FAE 29 anos e Rádio FAE– bolo, velinhas e a canção do parabéns para a primeira feira ecológica do Brasil + rádio interna da Feira ao vivo com entrevistas, música e interações com o público.
  • 27/10 – Comunidade e Diversidade– apresentação musical + exposição Sementes e Agrodiversidade dos guardiões de sementes + PANC’s (Plantas Alimentícias Não-convencionais) + sorteio das quatro cestas da ação de redução do plástico na Feira.

 

Veja alguns dos produtores da FAE (fotografias de Elson Schroeder)

Captura de tela 2018-10-18 15.12.42

Produtor Romeu Righez, do Município de Ipê.

Captura de tela 2018-10-18 15.12.55

Produtoras Regina Margori, de Torres, e Marta Strege Evaldt, de Morrinhos do Sul.

Captura de tela 2018-10-18 15.13.06

Mauro Fernandes Martins, de Morrinhos do Sul

 

© 2018  Jornalista João Batista Santafé Aguiar (4826/DRT-RS), com contribuição do Assessor de Imprensa da FAE, Jornalista Elson Schroeder

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s