A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – AGAPAN – está divulgando o cartaz “Não aos Transgênicos – Sim à Soberania Alimentar e à Justiça Climática”. Veja, a íntegra do cartaz.
A campanha também informa: Alimentos Transgênicos – Nenhum Benefício, Muito mais Agrotóxicos, Muitas incertezas e riscos. E sugere que seja cuidada a existência do símbolo de alimento produzido com transgênicos – (“T” preto dentro de um triângulo amarelo).
A campanha é uma promoção do Centro Ecológico, tendo a AGAPAN como associada. Também o CETAP está divulgando.
Diz o texto que:
Os produtos transgênicos são criados em laboratório misturando artificialmente parte da genética de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios. O conhecimento atual da ciência não garante que essa manipulação de genes seja segura para o consumidor.
Por isso a transgênia em si já é um risco. Desde que os transgênicos foram introduzidos na alimentação, no final dos anos 1990, aumentaram os casos de alergia e resistência a anti bióticos. Sem falar em outras doenças graves cuja conexão com a transgenia ainda é pouco investigada, tais como câncer, autismo e Parkinson.
Além da contaminação ambiental pelo aumento no uso de venenos nas lavouras, os transgênicos colocam em risco as sementes tradicionais de alimentos consumidos no dia a dia. A grande mídia, médicos, políticos, governantes, cientistas de todas as áreas, e mesmo cidadãos famosos, mentem ou silenciam a respeito dos riscos dos transgênicos. Famílias de consumidores e agricultores, que não foram alertadas ou que foram enganadas pela omissão ou pela ação direta de tantos indivíduos e empresas, sofrem as consequências sobre a saúde.
Não faça experiências com sua saúde e a de seus filhos. Praticamente TODOS os alimentos industrializados não certificados como orgânicos e que têm derivados de soja e milho, contêm transgênicos, mesmo que a embalagem não tenha o . Se tem o T, diga Não.