Encontro sobre Cidades Sustentáveis vai ocorrer em São Paulo

A cidade de São Paulo vai receber a conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis” entre 16 e 20 de setembro de 2019, no Parque Ibirapuera, reunindo prefeitos, gestores municipais e especialistas em cidades de todo o Brasil e exterior. Possível por meio de uma parceria entre a Plataforma Global para Cidades Sustentáveis ​​(GPSC), liderada pelo Banco Mundial, a Prefeitura de São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis, o evento sediará o 3º Encontro Global da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis ​​e a 2º Conferência Internacional sobre Cidades Sustentáveis.

A imprensa é convidada para as sessões do dia 17 de setembro no período da tarde, para a abertura (18 de setembro) e para a programação do restante da semana. Inscreva-se até 6 de setembro em: http://www.cidadessustentaveis.org.br/conferencia2019/participe/.

O evento contará com uma Mesa Redonda de Prefeitos no dia da abertura (18 de setembro), presidido pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, onde líderes de cidades brasileiras e internacionais discutirão suas abordagens estratégicas para o desenvolvimento urbano sustentável.

“São Paulo está caminhando para um futuro cada vez mais sustentável, adotando medidas estratégicas para beneficiar nossa população. Realizar o 3º Encontro Global da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis, discutindo o assunto com especialistas e autoridades nacionais e internacionais, nos ajuda a atingir a meta de contribuir ainda mais para o desenvolvimento urbano sustentável de nossa cidade ”, afirmou Covas.

“As cidades são os locais onde o futuro está sendo construído. A rápida urbanização traz oportunidades – mas também desafios sem precedentes, como o aumento dos riscos de desastres causados pelas mudanças climáticas – para cidades e seus residentes, especialmente os pobres e vulneráveis​​”, diz Sameh Wahba, Diretor Global para Práticas Urbanas, de Gerenciamento de Risco de Desastres, Resiliência e Terra do Banco Mundial. “O 3º Encontro Global da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis ​​reunirá cidades ao redor do mundo para compartilhar soluções inovadoras e integradas para enfrentar esses desafios. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos parceiros no Brasil e no mundo para vincular o conhecimento ao investimento na construção de cidades de baixo carbono e sustentáveis ​​para todos ”.

No período de uma semana, nove sessões temáticas se concentrarão em tópicos centrais do planejamento e gestão da cidade, incluindo: biodiversidade; financiamento do desenvolvimento urbano sustentável; desigualdades de gênero e raça; geração de oportunidades, trabalho e renda; dados geoespaciais; inclusão e habitação a preços acessíveis; participação social; desenvolvimento orientado para o trânsito e regeneração urbana.

Esses tópicos estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas e os três pilares de conhecimento do GPSC: sustentabilidade, planejamento na gestão urbana integrada e finanças municipais.

“Para nós que trabalhamos com foco na gestão municipal, a oportunidade de reunir as cidades que estão agindo e criando políticas para a Agenda 2030 em diferentes partes do mundo tem um significado único. Nos esforçamos para compartilhar as iniciativas mais modernas para melhorar a sustentabilidade de processos voltados ao desenvolvimento urbano e à qualidade de vida dos moradores nas cidades brasileiras. Acreditamos que essas práticas também podem ser inspiradoras em outras partes do mundo e esperamos compartilhar esse conhecimento na Conferência ”, disse Jorge Abrahão, Coordenador Geral do Programa Cidades Sustentáveis.

Além dos participantes brasileiros, o evento reunirá representantes das 28 cidades do GPSC em 11 países, juntamente com seus parceiros e investidores. O público estimado é de 800 pessoas, incluindo líderes urbanos, funcionários públicos, profissionais do urbanismo, pesquisadores acadêmicos, jornalistas, especialistas de instituições financeiras, organizações internacionais, ONU, líderes do setor privado e organizações da sociedade civil. A conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis” é apoiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

 

Next Post

A energia nuclear pode ser pacífica?

ter ago 6 , 2019
O bombardeio de Hiroshima completa 74 anos, mas quer se trate de uma bomba atômica ou de eletricidade, devemos encarar a verdade que o uso pacífico da energia nuclear é […]

Você pode gostar também:

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Send this to a friend