Estréia vídeo sobre José Lutzenberger

Às 16h desta sexta-feira, 5 de junho de 2020, Dia Mundial do Meio Ambiente, estréiará o vídeo “Lutzenberger, ambientalismo e Gaia” no canal Lutz Global, no YouTube.  O canal também divulga outros filmes sobre José Antônio Lutzenberger, Engenheiro Agrônomo e que foi o presidente da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, a mais combativa entidade ecologista ao seu tempo, entre 1971 e 1984.

Captura de Tela 2020-06-05 às 15.07.32O vídeo que estréia às 16h é uma entrevista realizada com a filha mais velha do ecologista, a bióloga Lilly Lutzenberger.  A entrevista foi realizada no Rincão Gaia, lugar concebido por Lutzenberger pai para servir de local de cursos e contemplação da natureza no Município de Pantano Grande, interior do Rio Grande do Sul.

O Canal Lutz Global já conta com mais de uma dezena de vídeos de palestras e entrevistas de José Lutzenberger, dando a conhecer às gerações atuais o seu pensamento e atuação. Lutzenberger também foi o Secretário Nacional do Meio Ambiente na gestão do presidente da República Fernando Collor e trabalhou com a ONU para a realização, da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Rio de Janeiro em 1992. Às vésperas do maior encontro de líderes mundiais de acontecido, ele foi demitido. Mas acompanhou o evento como simples cidadão.

A entrevista que vai ao ar hoje 16h foi realizada pela historiadora Elenita Malta Pereira, Sara Rocha Fritz e João Davi Minuzzi. A edição, realizada em 2020, foi feita por Denis Henrique Fiuza.