Observadores de Aves promovem seminário virtual aberto aos interessados

O Clube dos Observadores de Aves de Porto Alegre / COAPoa realiza neste sábado, 8/8/2020, um dia inteiro de palestras virtuais via YouTube sobre a atividade.

O presidente do clube, Antônio Coimbra de Brum, esclarece que “o objetivo deste encontro virtual é manter os associados do clube e sociedade interessada, nestes momentos de confinamento, agregados e conversando sobre aves e a atividade de observação de aves”.

O encontro tem o apoio da Avistar Brasil e vai iniciar às 9h e prosseguirá até às 18h.

A programação destaca a participação de mulheres e jovens observadores de aves e as diversas maneiras como as pessoas podem se envolver nessas atividades.  Por fim, vai propiciar um debate sobre  a atividade de observação de aves como ferramenta no desenvolvimento do uso público em unidades de conservação.

Brum verifica que “a observação de aves tem assumido um papel de grande importância na conservação das aves nos últimos anos —  um número cada vez maior de observadores significa mais olhos (e lentes) atentos e, consequentemente, um número muito expressivo de registros“.

Cada vez mais registros inéditos são realizados/documentados por observadores de aves, o que contribui para o aumento do conhecimento científico sobre distribuição, expansão e migração das espécies.

Essa integração entre sociedade e cientistas é o que chamamos de ciência cidadã, a qual vem rendendo ótimos frutos.  Além disso, o contato com a natureza proporcionado pela observação de aves resulta em um maior interesse e engajamento das pessoas com questões ligadas à conservação, não só das aves, mas dos ambientes naturais como um todo”, afirmou o presidente.

As atividades do COA/POA

O COA/POA normalmente mantém uma agenda de atividades anual, com saídas a campo, praticamente, todos os meses.

  • Visitas para observação de aves em Unidades de Conservação.
  • Reuniões mensais, abertas à comunidade em geral, onde os associados discutem diversas questões envolvendo aves.
  • Palestras sobre educação ambiental, conservação e conhecimento da avifauna do estado
  • Antes dos encontros, reserva-se uma hora de observação de aves, que eram realizadas no Jardim Botânico em Porto Alegre.
  • Oficinas de Observação de aves para iniciantes e oficinas de fotografia de aves
  • Exposições de fotografia de aves em escolas, praças e museus e espaços públicos.
  • Difusão de projetos com o objetivo incentivar e assessorar projetos voltados ao conhecimento de aves, preservação, educação ambiental e impulsão ao desenvolvimento da ciência cidadã.

Qualquer pessoa, de qualquer idade e profissão pode participar.

 

Programação

Captura de Tela 2020-08-06 às 21.54.28

1º Encontro Virtual do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre

Um dia falando sobre Aves, via YouTube

Data: 8 de agosto de 2020

8 às 9hComedouros ao vivo

9 às 10h –  A Atividade de Observação de Aves em Unidades de Conservação – Uso Público com Eridiane Lopes da Silva – Analista Ambiental dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Gera e a Eng. Agrônoma Edenice Brandão Ávila de Souza – Gestora da Floresta Nacional de São Francisco de Paula

10 às 10h45 – Eng. Walter Hasenack fala sobre a Criação coletiva de um calendário para o COA-POA

10h45 às 11h30Jovens Observadores  do RS — com Arthur Alves, Sapiranga; Augusto Potter, Porto Alegre; Fernanda Spenst, Acegua,  e Rafaela Weber, Santa Maria

14 às 15hGuia de identificação das Aves do RS — com o Dr. Cláudio Dias Timm

15 às 16hA Ilustração de Aves com Bióloga Ana Paula Maciel e MSc Christian Beier

16 às 17hMulheres Passarinheiras – Com Agnes Pozenato – COA Serra Gaúcha; Marisa da Costa – COA Porto Alegre; e Márcia K. Rodrigues – AveMissões


Para assistir as atividades: youtube.com/c/avistarbrasil


 

Para saber mais:

 

Novidade no AgirAzul – Inclua seus eventos na Agenda do AgirAzul (os eventos desta matéria estão lá). O serviço é gratuito.

 

Texto de João Batista Santafé Aguiar / Redação do AgirAzul.com