Arquivos Mensais: março 2014

AGAPAN promove nesta segunda debate sobre as CICLOVIAS de Porto Alegre

Na próxima segunda feira, dia 17/03, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) promove o Agapan Debate com o tema “Mobilidade Urbana: as ciclovias de Porto Alegre”. O evento é gratuito e acontece no Auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, às 19h (rua Sarmento Leite, 320 – Porto Alegre).

Em Porto Alegre sempre se encontrou inúmeras bicicletas pelas ruas, porém foi através do atropelamento de 86 ciclistas do movimento Massa Crítica no bairro Cidade Baixa, em 2011, que a cidade mais se sensibilizou pela falta de ciclovias para se andar de bicicleta”, observa o presidente da entidade, Alfredo Gui Ferreira, ao destacar que “atualmente Porto Alegre conta com apenas 18 kms de ciclofaixas, não interligadas, dificultando os trajetos e inibindo os novos adeptos da bicicleta, inclusive como transporte”. Ler mais

Instituto Curicaca realiza oficinas de sensibilização em educação ambiental

O Instituto Curicaca iniciou, dias 13 e 14 de março, em Barra do Ribeiro, as  atividades de Educação Ambiental para as quais foi escolhido como executor técnico no âmbito do Projeto RS Biodiversidade. As oficinas de sensibilização são destinadas a professores da rede pública estadual em quatro regiões do estado e abrange 33 municípios.

Dividido em quatro etapas, as iniciativas correspondem a um conjunto de ações que visam a estimular a conscientização sobre a biodiversidade, sua conservação e uso sustentável, e desenvolver a inserção transversal de temas como educação ambiental, biodiversidade e sustentabilidade nos projetos político pedagógicos escolares.

Serão realizadas ao longo de 2014 três oficinas com enfoques na sensibilização para a temática, inserção da discussão nas escolas, troca de experiências significativas em EA e, ainda, um curso semipresencial que pretende fomentar a elaboração de um projeto aplicável nas respectivas escolas em que os professores atuam. Ler mais