Arquivos Mensais: abril 2014

Carta Aberta: Um ano da Concutare

A APEDeMA/RS. a AGAPAN, o INGÁ e o MOGDEMA estão divulgando
a seguinte nota,  cuja íntegra segue abaixo:

 

Carta Aberta ao Governo do Estado, à Prefeitura de Porto Alegre e ao Ministério Público Federal:

APÓS UM ANO, O QUE RESULTOU DA OPERAÇÃO CONCUTARE?

 – Há um ano, no dia 29 de abril de 2013, a Polícia Federal deflagrou a Operação Concutare cujo objetivo era reprimir crimes ambientais contra a administração pública e lavagem de dinheiro que envolviam licenças ambientais no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. Foram presas  18 pessoas, entre elas o Secretário do Estado, Carlos Fernando Niedersberg, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, além do ex-Secretário Estadual de Meio Ambiente e empresário da área de consultoria ambiental, Berfran Rosado. Mais de 40 pessoas teriam sido indiciadas.

O inquérito corre sob sigilo na área criminal do Ministério Público Federal, no Rio Grande do Sul.

As informações, então anunciadas pelos delegados da PF, tratavam de licenças ambientais fraudulentas, utilizadas principalmente na construção de obras ilegais de condomínios na zona sul de Porto Alegre e no Litoral Norte, além de irregularidades na extração de areia por parte de mineradoras no rio Jacuí.

Lamentavelmente, há muito anos sabe-se que tais situações tornaram-se rotina no âmbito municipal e estadual, fruto da crônica desimportância dada ao setor ambiental por parte dos chefes de governo. Ler mais

Entidades ambientalistas do RS pedem a não liberação de culturas transgenicas com uso do agente laranja em plenária da CNTBio em Brasília

Agapan, Ingá e Mogdema entregaram no último dia 17 de abril na plenária da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CNTBio em Brasília  abaixo-assinado contendo 3000 assinaturas pedindo a não liberação do “agente laranja” (herbicida D-24).  A preocupação está em que o Brasil pode se tornar um dos primeiros países a liberar comercialmente culturas transgênicas (milho e soja) ligadas ao herbicida 2,4 – D, com o componente do “agente laranja”, que foi amplamente utilizado durante a Guerra do Vietnã. Ler mais

Recordações, amor e versos para Augusto Carneiro na Feira

 

(Credito: Facebook /Gonçalo de Carvalho)

Ambientalistas gaúchos fizeram uma homenagem ao seu pioneiro neste sábado, na banca na Feira Ecológica que ele ocupou por 25 anos

Saudades, mas sem dor – como bem lembrou o ex-presidente da Agapan, Francisco Milanez – foi o sentimento dominante na Feira de Agricultores Ecologistas neste sábado, 12 de abril, onde foi realizada uma homenagem a Augusto Carneiro, que faleceu na última segunda-feira, 7 , aos 91 anos. “É uma morte que não sofremos, pois Carneiro teve uma vida plena, foi incansável e só deixou amor entre nós”, disse o dirigente.

O ato, prestigiado por ambientalistas de distintas entidades e pelo público frequentador, resgatou da memória desse pioneiro em seu espaço de difusão da causa ambiental: a banca de livros que montava todos os sábados, desde a fundação da FAE, em 1989. “Aqui é tudo ecologia”, apresentava seu trabalho a quem passasse.

Augusto Carneiro: Missa de sétimo dia

A Fundação Gaia está divulgando a hora e local da missa de sétimo dia do amigo e conselheiro, Augusto César Cunha Carneiro, que será neste domingo, dia 13 de abril, às 19h, na na igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Menino Deus, localizada na rua Geneneral Caldwell. A família agradece o comparecimento e a divulgação entre os amigos  e admiradores do pioneiro da ecologia, falecido na última segunda-feira.

Feira Ecológica faz homenagem a Augusto Carneiro

Carneiro na sua banca na Feira Ecológica do Bom Fim. (Credito: C Cardia)


Ambientalistas de Porto Alegre, frequentadores e produtores rurais da Feira de Agricultores Ecologistas do Bom Fim levarão recordações para a banca do pioneiro do movimento, falecido na última segunda-feira

O movimento ambientalista gaúcho fará a uma homenagem ao pioneiro da ecologia Augusto Carneiro, que faleceu na última segunda-feira, 7 de abril, em Porto Alegre, aos 91 anos. Um ato ocorrerá neste sábado (12/4) na Feira de Agricultores Ecologistas (FAE) do Bom Fim, espaço que Carneiro frequentou semanalmente desde sua criação, em 1989.

O ambientalista mantinha uma banca de livros, onde vendia obras relacionadas à temática ambiental. “Aqui é tudo ecologia”, dizia sempre, sorrindo, em um convite aos transeuntes para que parassem por alguns minutos em seu espaço. Aos que aceitavam a sugestão, Carneiro oferecia longos bate-papos sobre árvores, baleias, petróleo, indústria, etc…

Leia a íntegra da nota de Naira Hofmeister para a Agapan

Páscoa junto à natureza do Rincão Gaia

Foram prorrogadas até terça-feira, dia 15 de abril, as inscrições para o feriado de Páscoa. De 18 a 21 de abrila Fundação Gaia oferece a oportunidade de uma Páscoa original, junto à natureza. Nessa data festiva, o coelho e seus  diversos companheiros seus ganham vida através da Técnica de Origami, as dobraduras japonesas, que integram a programação lúdico-educativa no Rincão Gaia, sede rural da Fundação, localizado junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre.

O valor do investimento pode ser parcelado em até seis vezes.

Inscreva-se pelo e-mail reservas@fgaia.org.br e telefone 97253685.

Detalhes completos em http://www.fgaia.org.br/cursos/18_21_abril_2014.html .

Qual é a sua idéia para 4 de junho?

Qual é a sua ideia?  Ajude a Federación Ambientalista Internacional e o Movimento Ambientalista Os Verdes, associado da APEDeMA/RS,  a propagar este pedido de apoio na Petição à ONU para declarar o dia 04 de junho, o Dia Mundial dos Ambientalistas.
Somos milhares de pessoas ajudando e protegendo bilhões de habitantes no planeta Terra. Portanto, 5 mil assinaturas em 2 meses, será possível conseguirmos!
Sua ajuda é importante nesta hora!
Compartilhe nossa página  e Peça apoio para seus amigos. O Planeta agradece!

Faleceu Augusto Carneiro

Ocorreu nesta madrugada (7/4/2014) o falecimento de Augusto César Cunha Carneiro, aos 91 anos de uma vida cheia de obras e de amigos. Formou várias gerações na boa leitura e em exemplos de vida. Foi o articulador da fundação da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural e da Fundação Gaia. E também foi presidente da PANGEA – Associação Ambientalista Internacional, que manteve por alguns anos as iniciativas AgirAzul.com.br.

Estava internado há algumas semanas no Hospital Mãe de Deus, com dificuldades respiratórias e em outros orgaos. Baixou para o CTI há alguns dias. Situação piorou muito nas últimas horas e acabou falecendo hoje.

Á tarde, será velado no Cemitério São Miguel e Almas e o seu enterro está marcado para às 19h.

Deixou a filha, Andréia, e a neta, Janaína. E todos nós.

(Foto: (c) AgirAzul)

CEA aponta a precariedade da gestão ambiental no RS

Fonte: O Eco.

Fonte: O Eco.

 

Para o Centro de Estudos Ambientais – CEA -, afiliado da APEDeMA/RS, após a análise divulgada pelo site informativo O Eco sobre os orçamentos destinados à área ambiental, “fica bem mais fácil para os céticos perceberem ou reconhecerem porque tanta precariedade na gestão ambiental do RS, traduzida nas falhas e fraudes do licenciamento ambiental, nas Unidades de Conservação fechadas ou criadas só no papel, na desorganização do CONSEMA, na insignificante disponibilização de recursos do Fundo para projetos ambientais, na falta de fiscalização, que nós do CEA, a APEDEMA e do MEG viemos dizendo e combatendo há anos!!!! Definitivamente Porto Alegre e o RS que deixaram de ser referencia na politica ambiental” Ler mais

24/Abril Debate com Frei Betto: O modelo desenvolvimentista brasileiro e seus impactos socioambientais

A AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, associada da APEDeMA/RS, e outras entidades participantes do MOGDEMA – Movimento Gaúcho de Defesa do Meio Ambiente – estão divulgando a palestra de Frei Betto em Porto Alegre, no próximo dia 24/4,
A crise civilizatória está na mesa. Na conjuntura atual, de inquietação crescente, que teve um dos ápices nas manifestações de rua nas grandes capitais do Brasil, em junho de 2013, faz-se necessário e urgente que se levantem mais e mais estas questões, buscando-se caminhos para o restabelecimento dos movimentos e da construção de outros modelos, que priorizem a Vida.
 
Debate com Frei Betto:
Dia 24 de abril de 2014, às 18h 30min
Local: Auditório da Faculdade de Direito da Ufrgs,
Av. João Pessoa n. 80, Porto Alegre-RS
Entrada franca
Convite no facebook:

Gesp denuncia ao Ministério Público dano ambiental em APP

O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), afiliado da APEDeMA/RS, denunciou ao Ministério Público Estadual a destruição de uma Área de Preservação Permanente (APP). A área conhecida como baixada da Bom Jesus, na vila Ivo Ferreira, em Passo Fundo/RS, está sendo utilizada como depósito de terra, pedras, tijolos e outros tipos de resíduos oriundos da construção civil. O banhado existente no local está sendo soterrado.

De acordo com o integrante do Gesp, Paulo Fernando Cornélio, a área foi ocupada de forma irregular. Foi construído no local uma cobertura de madeira para abrigar um estacionamento e uma pequena área de lazer. Nos últimos anos, houve dezenas de denúncias de crimes ambientais nesta região relacionadas à destruição de nascentes e riachos, matas ciliares e ecossistemas úmidos. “Queremos impedir a ampliação das invasões irregulares que estão acontecendo nos últimos anos neste local”, destacou o integrante do Gesp.

O Gesp solicitou providências ao Ministério Público. O documento também foi protocolado na Companhia de Policiamento Ambiental e na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Passo Fundo.

Fonte: http://www.sentineladospampas.eco.br/2014/04/destruicao-de-area-de-preservacao.html, via jornal local O Nacional.