Arquivos Mensais: outubro 2016

Gestão da fauna no RS tem comportamento de ´camaleão´ afirma Curicaca

Para o Instituto Curicaca, associado da APEDeMA/RS, que preside o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, embora a SEMA (secretaria que cuida da área ambiental no Governo do Estado) afirme ter boa intenções, falta demonstrar a mesma com medidas concretas. No ano passado, a ONG organizou, em parceria com a UFRGS e o Ministério Público, o “Seminário estadual de gestão da fauna silvestre no Rio Grande do Sul”, que teve entre suas recomendações o fortalecimento do Setor de Fauna da SEMA.

A nota do Instituto Curicaca, divulgada em seu site (ver íntegra) afirma ainda que:

Uma medida nesse sentido, apontada pelos participantes, seria o chamamento dos técnicos concursados. Quando a diretora do Departamento de Biodiversidade informa que a Sema pretende chamá-los, fica no ar a pergunta: o que está sendo feito de fato para que isso aconteça? Pelo que se sabe, mesmo que o Governador Sartori tenha suspendido os chamamentos, as vagas necessárias já poderiam ter sido abertas na Sema, o que ainda não ocorreu desde o início da gestão. Entre demandas reais e soluções hipotéticas, o Comitê resolveu pedir que a Sema apresente na sua próxima reunião, em novembro, um plano com ações concretas para tirar a gestão da fauna silvestre da situação frágil na qual se encontra. A conselheira Carla Fontana (PUCRS), que tem décadas de trabalho com fauna, sugeriu que para cada necessidade de gestão seja apresentado o que, o como e o quando fazer. A diretora do DBio disse que faria o possível para atender a demanda e, assim, a pauta da reunião de novembro já ficou fechada.

Arno Kayser palestrará sobre a paisagem natural do Rio Grande do Sul, inspirado na obra de Balduíno Rambo

O Engenheiro Agrônomo Arno Kayser, Ecologista e Escritor, palestrará sobre “A Paisagem Natural do Rio Grande do Sul” na próxima quinta-feira (21/10/2016) no Auditório da FTEC, na rua Silveira Martins, 780, centro de Novo Hamburgo, a partir das 20h. A obra do falecido padre jesuíta Balduíno Rambo, autor de ´A Fisionomia do Rio Grande de Sul` servirá de inspiração par a palestra.

A promoção é do Movimento Roessler com o apoio da FTEC/NH.