Responsabilidade & Redação

IMG_1479 (1)

A responsabilidade da edição e da redação do contido no AgirAzul.com é do Jornalista João Batista Santafé Aguiar (Reg. Profissional 4876/DRT-RS).

Mini-Currículo

Nasceu em Porto Alegre, em 1959.

Estudou no Instituto de Educação General Flores da Cunha até 1977. O segundo grau foi realizado no Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Graduou-se em Comunicação Social – Jornalismo na PUC/RS entre 1978 e 1981.  Frequentou por dois anos o curso de Filosofia na UFRGS.

Foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul de 1981 a 2017, atuando por vinte e um anos na Imprensa da instituição, de 1991 até 2012. Depois, por cinco anos,  no Memorial do Judiciário do TJRS.

Foi diretor da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, da Cooperativa Ecológica Coolméia, da PANGEA – Associação Ambientalista Internacional. Foi Presidente do Núcleo de Ecojornalistas do RS – NEJ/RS.

Editor entre 1992 e 1998 o boletim impresso AgirAzul, pela PANGEA – Associação Ambientalista Internacional. Acompanhou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad) no RioCentro e o Fórum Global realizados no Rio de Janeiro, em 1992. Foi co-fundador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, em 1998.

Atualmente exerce como voluntário as funções de:

Recebeu, em 2015, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a Medalha Cidade de Porto Alegre, ‘por relevantes serviços prestados à comunidade’.

É também pesquisador na área de História do Rio Grande do Sul, Justiça, Meio Ambiente, Políticas Públicas e Comunicação.

 

Anúncios