O canal Lutz Global apresenta o vídeo “Paz e meio ambiente”, com uma palestra ministrada pelo ambientalista José Lutzenberger em abril de 1999, na Findhorn Foundation, Escócia. A estreia ocorre na quarta-feira, 09 de setembro, às 20 horas, no YouTube e depois permanecerá disponível na plataforma.

A palestra fazia parte de um evento maior, A call to peace” – 4ª Conferência Holística Internacional – uma colaboração entre a Fundação Findhorn e a Universidade Holística Internacional de Brasília (UNIPAZ).

Os temas da conferência trataram da nova ciência e espiritualidade numa perspectiva holística, de paz interior, criando uma sociedade tranquila e justa, bem como a interdependência humana e a exigência de uma relação harmoniosa na Natureza e em nosso planeta.

Lutzenberger foi convidado em dezembro de 1997, e o evento aconteceu em Findhorn, entre 03-10 abril de 1999, com o patrocínio da UNESCO.

Título da palestra de Lutz no evento: O Contexto da Paz – sociedade e meio ambiente

Lutzenberger começa a palestra, no entanto, com uma incisiva afirmação: “Nós estamos em guerra com a natureza”, a humanidade é “apenas uma pequena parte da criação, um processo sinfônico”, mas que agia na perspectiva de demolição dos suportes de vida do planeta. “Nós estamos destruindo Gaia”. Sua argumentação mostra um panorama da destruição ambiental em diferentes partes do globo e o que a humanidade precisaria fazer para realmente alcançar um estado de paz com o ambiente.

A primeira parte da palestra tem 52 minutos. Em breve, lançaremos a segunda parte, com as perguntas da plateia, com 32 minutos.

O vídeo foi originalmente gravado em VHS, convertido para DVD e, na sequência, para MP4. Faz parte do Acervo Pessoal de José Lutzenberger, em organização pela filha Lilly Lutzenberger. O esforço e custeio para esse trabalho de recuperação do audiovisual faz parte do projeto de pesquisa “Lutzenberger Global: Um mediador entre o ambientalismo brasileiro e global (Déc. 1980-1990)“, financiado pelo CNPq.