A responsabilidade da edição do contido no AgirAzul.com é do Jornalista João Batista Santafé Aguiar (reg. profissional 4826/DRT-RS) diplomado em 1981 pela Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUCRS / FAMECOS.
Nasceu em Porto Alegre, em 1959.
Estudou no Instituto de Educação General Flores da Cunha até 1974. O segundo grau foi realizado no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, entre 1975 e 1977. Graduou-se em Comunicação Social – Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica / PUC/RS entre 1978 e 1981. Frequentou o curso de Filosofia na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Estagiou como estudante de Comunicação Social/Jornalismo entre 1979 e 1980 no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, em Porto Alegre, RS.
Por concurso público, foi servidor efetivo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul de 1981 a 2017. De 1981 a 1991, trabalhou na secretaria do Conselho da Magistratura, aonde exerceu a função de Secretário Substituto. De 1991 até 2012, atuou no Gabinete de Imprensa (assessoria à magistrados, cobertura jornalística de julgamentos e acompanhamento de processos de interesse público, relacionamento e contatos com os meios de comunicação, produtor e redator do programa de TV do TJRS ‘Jornal do Judiciário’, coordenou a implantação da página do TJ na Internet; editor, redator e repórter. Integrou a equipe do Memorial do Judiciário, de 2012 até a sua aposentadoria, em 2017.
Em 2017, integrou a Comissão Estadual do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade junto ao IPHAM / Superintendência do RS, para definição dos trabalhos do Estado do Rio Grande do Sul que concorreram à premiação nacional.
Foi diretor e conselheiro da AGAPAN — Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, da Cooperativa Ecológica Coolméia, e da PANGEA — Associação Ambientalista Internacional. Foi conselheiro em diversas gestões e diretor em 2018 da Fundação Educacional João XXIII (mantenedora do Colégio João XXIII).
Editou entre 1992 e 1998 o boletim impresso AgirAzul, pela PANGEA. Foi credenciado como jornalista e acompanhou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad) no RioCentro e o Fórum Global realizados no Rio de Janeiro, em 1992. Foi co-fundador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, em 1998. Foi presidente do NEJRS – Núcleo de Ecojornalistas do RS.
Foi diretor-geral da Rádio Ipanema Comunitária FM de 2015 a 2019.
Integrou o COMPAHC – Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre entre 2018 e 2020, representando o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul – IHGRGS.
Recebeu, em 2015, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a Medalha Cidade de Porto Alegre, ‘por relevantes serviços prestados à comunidade’.
Nos últimos meses de 2022, colaborou com o Consultor Jurídico — conjur.com.br para a edição 2022/2023 do Anuário da Justiça Federal, que iniciou a circular em 02/03/2023 (link)
Foi membro do Conselho Fiscal da ARI – Associação Riograndense de Imprensa reeleito em diversas gestões, até abril de 2023.
Atualmente exerce como voluntário as funções de:
- Mantenedor dos sítios de notícias sobre questões ambientais – AgirAzul.com – e jornalismo ambiental – Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo, entre outros.
- vice-presidente nacional da entidade Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental
- membro-pesquisador do IHGRGS – Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.
- administrador do grupo de discussão “jorn-ambiente” da RBJA – Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental
É pesquisador na área de História do Rio Grande do Sul, Justiça, Meio Ambiente, Políticas Públicas e Comunicação.
Alguns Textos próprios / produção
-
2001 / Um histórico do movimento ambientalista gaúcho e os seus desafios atuais. Palestra proferida em13/11/2001 em evento público na Biblioteca Municipal de Ijuí em promoção da AIPAN – Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural. Link para texto
-
2011 / Sustentabilidade no rádio e na TV – texto integrante do caderno distribuído durante o IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental – CBJA, como jornalista e moderador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental – RBJA.
-
2014 / O Jornalismo Ambiental e as mídias sociais, para evento da ABES-RS / Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental / Seção Rio Grande do Sul. Palestra em 4/12/2014. (PDF, 4 páginas)
- 2017 / Artigo A Questão das Águas do Ribeiro in Instituto Histórico e Geográfico do RS/IHGRGS; Assembleia Legislativa do RS / Memorial do Legislativo. (orgs.). Alcides Cruz: perfil parlamentar (link para a obra inteira)Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, 2017. 397 p. (Série Perfis Parlamentares, n.14). ISBN 978-85- 66054-37-8. Disponível em Link para Íntegra do artigo em PDF, páginas 125-136, 12 p., 684kb. Colaboração como integrante da equipe do Memorial do Judiciário/TJRS.
- 2019/2020 – Votos e Contribuições enquanto membro titular representando o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul / IHGRGS do COMPAHC – Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, entre 2019 e 2020 / votos e declarações de votos. Íntegras. Link
- 2023 / Reportagem – MPF da 4ª Região investe em soluções consensuais e desjudicialização – contribuição ao Consultor Jurídico. Link.
- 2023 / Reportagem – Aposentadorias e dívida ativa são as maiores demandas do TRF-4 – contribuição ao Consultor Jurídico. Link.
Sites
Mantém os conteúdos dos seguintes sites na Internet:
— Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental — www.rbja.jor.br – local de entrada dos interessados em tornarem-se integrantes da RBJA;
— AgirAzul Notícias — www.AgirAzul.com – produção própria de notícias e reportagens na área ambiental;
— AgirAzul na Rede – www.AgirAzul.com.br – repositório inicial da EcoAgência de Notícias Ambientais, das notícias de produção própria e das matérias divulgadas na publicação imprensa entre 1992 e 1998 AgirAzul
— Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo — www.jornalismoambiental.jor.br – conteúdo inicialmente coligido pelo jornalista Roberto Villar Belmonte e depois mantido por João Batista Santafé Aguiar traz fontes sobre jornalismo ambiental, trabalhos científicos, links de interesse e matérias atuais sobre o tema, como premiações, cursos e seminários;
— Pautas Jornalísticas — www.pautas.jor.br — ocasionalmente são realizadas sugestões de pautas a veículos de comunicação social;
— Historiografia da Coolmeia — www.coolmeia.com.br – ainda em estágio inicial, o site pretende resgatar a história da Coolmeia Cooperativa Ecológica, fundada em 1978 em Porto Alegre e que viabilizou a comercialização inicial da produção de alimentos sem agrotóxicos / orgânicos na região sul do Brasil. A Coolmeia como instituição deixou de funcionar.
Citações em Livro
Missão (quase) impossível: aventuras e desventuras do movimento ambientalista no Brasil, de Teresa Urban – link para compra na Amazon.com; link no Google Books para partes do livro.
Algumas citações em trabalhos acadêmicos:
(Buscar a citação no texto completo a partir do link incluído na ilustração da primeira página do trabalho)
- Um protetor da natureza : trajetória e memória de Henrique Luiz Roessler – (2011) [Dissertação] A presente pesquisa visa a construir uma biografia histórica de Henrique Luiz Roessler (1896-1963), um dos mais importantes agentes da proteção à natureza no Rio Grande do Sul, antes da constituição de movimentos ecologistas …
-
A ética do convívio ecossustentável : uma biografia de José Lutzenberger – Pereira, Elenita Malta (2016) [Tese] Esta tese visa a construção de uma biografia histórica do engenheiro agrônomo e ambientalista José Lutzenberger (1926-2002). O objetivo é compreender de que maneira a trajetória de Lutzenberger se articula com a construção …
-
Revista Sustentação: Da Teoria à Prática em Jornalismo Ambiental – Moreira, Roberta Zandonai. (2013) Monografia aprovada como requisito à conclusão do Curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Universidade Federal do Paraná. No texto, Roberta relata o início da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.
-
Trajetória do jornalismo e dos jornalistas ambientais no Brasil: o Núcleo de Ecojornalistas do RS. (2018) Artigo na Aturá – Revista Pan-Amazônica de Comunicação – A Fante, Eliege Maria; Moraes, Cláudia Herte de; Massierer, Carine; e Motter, Sarah Bueno. As autoras fazem um levantamento da trajetória do Jornalismo Ambiental no Brasil, marcada fortemente pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS).
-
A Invisibilidade do Movimento Ecofeminista – Uma análise do contexto histórico de construção do socioambientalismo no Rio Grande do Sul. (2017) – in Anais do Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. Souza, Dina Ferreira; Negrão, Telia; Coelho-de-Souza, Gabriela; Kubo, Rumi Regina. Análise dos movimentos sociais que contribuiram para a construção de uma visão socioambiental no Rio Grande do Sul a partir da década de 1960.
-
José Antonio Lutzenberger: Trajetória de vida, obra e contribuição para a causa ambiental no Brasil. (2010), Augusto, Janaina da Silva. Dissertação para a obtenção do título de Mestre em Educação, Arte e História da Cultura. Universidade Prebisteriana Mackenzie.
-
História e Memória do Ambientalismo no Vale do Rio dos Sinos (2007) – Rückert, Fabiano Quadros – Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em História da UNISINOS. A análise parte dos primórdios do movimento ambientalista brasileiro, retomando o trabalho de Henrique Luiz Roessler com a fundação da UPN – União Protetora da Natureza, em 1955, e estendendo-se até os começos dos anos 90.
-
Ascensão, Declínio e Retomada do Verde na Mídia (2002) Rygaard, Cintia – O trabalho tem por objetivo analisar o papel social de educador ambiental desempenhado por profissionais de comunicação no processo de democratização das informações ambientais.
Clique aqui para formas de Contato
- Visite também o AgirAzul Memória, que reúne o conteúdo das edições do Informativo AgirAzul impresso entre 1992 e 1998. Site: www.AgirAzul.com.br
- Siga o AgirAzul no Twitter – www.twitter.com/agirazul