IMG_1479 (1)

A responsabilidade da edição e da redação do contido no AgirAzul.com é do Jornalista João Batista Santafé Aguiar (Reg. Profissional 4876/DRT-RS).

Nasceu em Porto Alegre, em 1959.

Estudou no Instituto de Educação General Flores da Cunha até 1977. O segundo grau foi realizado no Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Graduou-se em Comunicação Social – Jornalismo na PUC/RS entre 1978 e 1981. Frequentou o curso de Filosofia na UFRGS.

Foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul de 1981 a 2017.  Atuou por 21 anos na Imprensa (assessoria, relacionamento com os meios de comunicação, edição e redação) da instituição, de 1991 até 2012. Depois, por cinco anos, integrou a equipe do Memorial do Judiciário do TJRS.

Foi diretor da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, da Cooperativa Ecológica Coolméia, da PANGEA – Associação Ambientalista Internacional, da Fundação Educacional João XXIII (mantenedora do Colégio João XXIII). Foi presidente do Núcleo de Ecojornalistas do RS – NEJ/RS.

Editor entre 1992 e 1998 o boletim impresso AgirAzul, pela PANGEA – Associação Ambientalista Internacional. Acompanhou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad) no RioCentro e o Fórum Global realizados no Rio de Janeiro, em 1992. Foi co-fundador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, em 1998. Foi diretor-geral da Rádio Ipanema Comunitária FM de 2015 a 2019.

Recebeu, em 2015, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a Medalha Cidade de Porto Alegre, ‘por relevantes serviços prestados à comunidade’.

Atualmente exerce como voluntário as funções de:

É também pesquisador na área de História do Rio Grande do Sul, Justiça, Meio Ambiente, Políticas Públicas e Comunicação.

Citações em trabalhos acadêmicos:

(Buscar a citação no texto completo da produção acadêmica)

Movimento (socio)ambientalista e o processo de estruturação da política ambiental no estado do Rio Grande do Sul : em busca da gênese do socioambientalismo   Souza, Dina Ferreira de (2017) [Dissertação] O socioambientalismo é uma vertente recente do movimento ambientalista no Rio Grande do Sul, com grande expressão em países com vasta biodiversidade como o Brasil. As características deste país, que associa a existência …

As representações sociais sobre o Bioma Pampa no jornalismo de referência sul-riograndense Fante, Eliege Maria (2012) [Dissertação] Nesta dissertação buscou-se compreender quais eram e como foram construídas as representações sociais sobre o Bioma Pampa que circularam nas notícias do jornalismo de referência do Rio Grande do Sul no contexto da construção …

Um protetor da natureza : trajetória e memória de Henrique Luiz Roessler Pereira, Elenita Malta (2011) [Dissertação] A presente pesquisa visa a construir uma biografia histórica de Henrique Luiz Roessler (1896-1963), um dos mais importantes agentes da proteção à natureza no Rio Grande do Sul, antes da constituição de movimentos ecologistas …

A ética do convívio ecossustentável : uma biografia de José Lutzenberger Pereira, Elenita Malta (2016) [Tese] Esta tese visa a construção de uma biografia histórica do engenheiro agrônomo e ambientalista José Lutzenberger (1926-2002). O objetivo é compreender de que maneira a trajetória de Lutzenberger se articula com a construção …

  • Visite também o AgirAzul Memória, que reúne o conteúdo das edições do Informativo AgirAzul impresso entre 1992 e 1998. Site: www.AgirAzul.com.br