ONG Solidariedade e Eduíno Mattos, outro olhar sobre Pai Querê

O Ambientalista Eduino de Mattos, da ONG Solidariedade, filiada à APEDEMA;RS, enviou a sua avaliação sobre a Audiência sobre a Usina Pai Quere, onde formula questionamentos sobre a manifestação do Engenheiro do Consorcio. Além disso, conhecido pelo seu talento na arte da fotografia, Eduíno contribuiu com seu registro fotográfico do evento.

Seguem suas considerações:

Eduíno: Para o ambientalista, durante esta apresentação o Engenheiro fez uma colocação que pode ser considerada infantil, levando em conta o público presente na audiência, composto por especialistas, estudiosos e população diretamente envolvida com o debate. Disse o engenheiro: “QUANDO A ÁGUA DO RIO PELOTAS PASSAR PELO DUTO PARA TOCAR AS TURBINAS ESTA RECEBE UMA “FILTRAGEM” DESTA FORMA, APÓS A PASSAGEM DA ÁGUA DO RIO PELA USINA, ELA SAIRÁ MUITO MAIS LIMPA COM RELAÇÃO A ETAPA ANTERIOR DO RIO”. Não seria mais prático investir em limpar o rio de outra forma?

Eduíno: O “estudo técnico” sobre O IMPACTO “POSITIVO & NEGATIVO” apresentado, contratado pelas empresas que integram o consórcio e seus componentes, DEIXA BEM CLARO A DEVASTAÇÃO GENERALIZADA EM TODOS OS ÂMBITOS DO AMBIENTE NESTA REGIÃO, uma das questões que preocupa a todos, é que não foi apresentado nada COM RELAÇÃO A PIRACEMA/DESOVA DOS PEIXES, (redundante) todas as espécies de peixes existente neste rio realizam sua desova PRÓXIMO DA NASCENTE, desta forma eles não terão como SUBIR/ULTRAPASSAR ESTA BARREIRA, desta forma a construção de mais esta UHE acena PARA A EXTINÇÃO DA FAUNA AQUÁTICA NO RIO PELOTAS.

Eduíno: outro ponto MUITO PREOCUPANTE é a questão da CAÇA AOS ANIMAIS SILVESTRE, o estudo deixa bem claro que se for aprovado esta UHE e entrar em construção A POPULAÇÃO INTINERANTE, OS TRABALHADORES DA BARRAGEM,…com CERTEZA PASSARÃO A CAÇAR SEM CONTRÔLE A FAUNA EXISTENTE NESTA REGIÃO, para alimentação ou por esporte e varias espécies da FAUNA ENTRARÃO COM CERTEZA EM EXTINÇÃO DEFINITIVA.

Eduíno: PRODUÇÃO DE 292MW EM, … 8 ANOS ? ! ? ! De acordo com a fala do Engenheiro, a obra terá QUATRO FASES, serão quatro turbinas no total, no inicio somente funcionará UMA TURBINA…?  Qual o motivo ? Vazão insuficiente? Ineficiência do projeto neste local ?

Eduíno: palavras do engenheiro responsável pelo projeto/proposta: “DESTA FORMA COM A CONSTRUÇÃO DA USINA DE PAI QUERÊ ESTAREMOS CONTRIBUINDO COM A POPULAÇÃO E COM O BRASIL NA CONTINUIDADE DE PRODUÇÃO DE ENERGIA LIMPA” ? ! ? Eu sempre “pensei” que energia limpa fosse A ENERGIA SOLAR!

Fotos: Eduino de Mattos – ONG Solidariedade

Comentários

2 comentários em “ONG Solidariedade e Eduíno Mattos, outro olhar sobre Pai Querê”
  1. Levi disse:

    Eduino, sou trabalhador na construção de Hidrelétricas.
    Pelo contrário de que você comentou nós trabalhadores não caçamos e muito menos pescamos,
    pois trabalhamos muito e falta tempo. Temos integração, palestras com pessoas da area de meio ambiente nos orientando sobre preservação da fauna e flora. Quando você tiver uma oportunidade de visitar um empreendimento não perca vai ver de perto. Com certeza vai gostar.
    E não podemos dar ouvidos a essas ONG estrangeiras que acabaram com suas reservas naturais e querem prejudicar o nosso País que esta em desenvolvimento e com certeza com muita sustentabilidade basta unir esforços.

    Abraço.

Deixe um Comentário