ANAMA: Águas do litoral norte sob constante atenção

ANAMA – Ação Nascente Maquiné, ONG filiada à APEDEMA, chama a atenção para as águas do litoral norte do RS que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. Segundo a ONG,  sua faixa costeira de 115 km se estende desde as nascentes dos rios Maquiné e Três Forquilhas (a oeste), até o norte da Lagoa Itapeva e, ao sul até a lagoa do Bacopari, em Mostardas. Essas águas da bacia litorânea estão recebendo atenção especial pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia do Tramandaí que está aguardando o Estado cumprir o seu papel e executar o Plano de Ação definido há 4 anos, aplicando recursos em saneamento básico, recuperação de matas ciliares e nascentes, destinação adequada aos resíduos sólidos, entre outros.

Todos estes rios e lagoas que escoam em direção a Foz do Rio Tramandaí formam um manancial de águas de múltiplos usos e de grande importância ambiental, social e econômica para a região que deve ser lembrado nesse dia especial. Fornece água para a população residente e para os veranistas, proporciona trabalho aos pescadores, fornece água para a agricultura irrigada, criação animal e para a indústria, apresenta inúmeros atrativos naturais que desenvolve o turismo e o lazer. Mas, nas últimas décadas, devido ao mau uso, a água está se tornando um recurso limitado e a qualidade comprometida. Citando apenas alguns exemplos dessa realidade, como a retirada excessiva da água para irrigação, desmatamento das áreas de preservação permanente, despejo de esgoto e resíduos sólidos e aumento da urbanização sem planejamento.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra no blog da ANAMA/RS.´

Foto: http://casanaestrada.blogspot.com.br/

Next Post

Mira-Serra participa do 1º Encontro do Projeto Biodiversidade-RS

ter abr 3 , 2012
O 1º Encontro do Projeto Biodiversidade-RS lotou o auditório da EMATER/ASCAR, em Porto Alegre, no dia 29/03/2012. Com 4 áreas-piloto o projeto vai enfatizar o bioma Pampa, restringindo a Mata […]

Você pode gostar também:

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Send this to a friend