Jurisdição de processos ambientais muda de Vara Judicial em Porto Alegre

Por força de decisão do Órgão Especial do TJRS (justiça estadual), a partir desta quarta-feira, 6/12/2023, o acervo de processos da competência ambiental que tramita na 10ª Vara da Fazenda Pública e no Juizado Especial adjunto que funciona junto à mesma Vara será transferido para a 20ª Vara Cível e de Ações Especiais da Fazenda Pública e ao Juizado Especial da Fazenda que é adjunto a ela.

Todas as novas ações com interesse de algum ente estatal serão distribuídas diretamente na 20ª Vara e juizado adjunto.

Na competência do Juiz de Direito Eugênio Couto Terra está, atualmente, por exemplo, a ação que discute a extinção da Fundação Zoobotânica. Também a Ação Civil Pública que discute se o Guaíba é rio ou lago irá para a nova jurisdição. Conforme informação do Tribunal de Justiça, a Juíza de Direito Fabiane da Silva Mocellin é titular da 20ª Vara Cível e de Ações Especiais da Fazenda Pública. O funcionamento da Vara será apenas interno por alguns dias para gerenciamento do recebimento do novo acervo.

Texto de João Batista Santafé Aguiar, editor do AgirAzul.com. Permitida a reprodução, citada a fonte.

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

Leia a 4a. edição da Newsletter AgirAzul Semanal

seg dez 11 , 2023
Veja os destaques da newsletter distribuída aos assinantes nesta manhã da segunda-feira. — Dia do Pampa será em 17 de dezembro 🏙️Continua curso na Faculdade de Arqutetura da UFRGS 🌵Lançado o Guia de Cultivo de Cactos 🔌Seminário “Transição Energética Justa” é hoje a noite ⛵️ Audiência pública sobre a privatização do Cais Mauá ⚖️ Julgamento no TRF4 sobre a mineração de areia no Jacuí— e algo mais. — > Para ler a Newsletter e também as edições anteriores, acesse: — https://mailchi.mp/agirazul/semanal-11-12-2023 Nesta mesma página você pode também assinar o recebimento automático das próximas edições.

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading