IIº Congresso Internacional do Pampa será realizado em Santana do Livramento

Entre a quinta-feira (12/12) e o sábado (14/12/2024) desta semana será realizado o IIº Congresso Internacional do Pampa sob o tema geral “Dos Direitos da Natureza às Catástrofes Climáticas”. O encontro que reúne pesquisadores do Brasil, Uruguai e Argentina acontecerá na sede da Unipampa em Santana do Livramento, no Brasil, na fronteira com Rivera, no Uruguai.

A iniciativa da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, UFPel – Universidade Federal de Pelotas e UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e ainda do Ecos do Pampa e do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, além de instituições uruguaias e argentinas.

Entre os três dias de trabalhos, haverá saídas de campo nos arredores de Livramento e Rivera e também apresentação de 25 trabalhos científicos previamente selecionados.

Na programação, painéis com experts abordarão ‘O Pampa e a integração ecossistêmica na América do Sul’, ‘Impactos Adversos de Usos Antrópicos no Pampa’, ‘Vocações, Usos atuais e perspectivas perante questões das mudanças climáticas‘ e ‘Legislação, normativas, políticas públicas em relação ao bioma pampa‘. Relatos de experiências no bioma pampa serão abordados na tarde do último dia, no sábado, por representantes da Coalisão do Pampa, Rede Bioma Pampa, Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental e Adriana Machado, pela AUGAP – Asociación Uruguaya de Ganaderos del Pastizal.

As inscrições poderão ser realizadas no local até o início do evento.

Mais informações

Programação

— Ao vivo, no YouTube (a maior parte das atividades será transmitida ao vivo).

— Houve dois seminários virtuais preparatórios ao Congresso que estão à disposição no canal do YouTube: Cultura, Conservação e Sustentabilidade no Pampa, com a participação de Carla Crivellaro, na moderação, e Paulo Brack, na exposição; e Maria Leci, liderança da região do Pampa; e Mudanças agrárias e desafios climáticos no bioma Pampa, com Cláudio Marques Ribeiro, na moderação. Altacir Bundes, da UNIPAMPA, abordou ‘Usos da terra no pampa brasileiro‘, e Maurício Ceroni Acosta, da UDELAR, sobre ‘Mudanças Climáticas e uso da terra no Pampa Uruguaio’.

Instagram

Trabalhos aprovados para apresentação

Como chegar?. (link para o local no Mapa do Google)

Redação do Jornalista João Batista Santafé Aguiar  Assine o Canal do AgirAzul.com no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para o AgirAzul

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

Conselho de Arquitetura e Urbanismo promove a "Caminhada da Perda" neste sábado, passeando pelo centro de Porto Alegre para mostrar os lugares perdidos da história da arquitetura local

qui dez 12 , 2024
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, através da Comissão de Patrimônio Cultural e o Centro de Memória, promovem um roteiro que percorrerá as ruas que conectam importantes praças da cidade de Porto Alegre. No decorrer de um século, estas praças tiveram sua paisagem bruscamente alterada pela ausência de edificações emblemáticas, que apesar da qualidade arquitetônica, projetos de reconhecidos arquitetos, sucumbiram seja por tragédias como incêndios ou simplesmente demolidos pela ânsia da transformação urbana com a verticalização da cidade.  O trajeto proposto inicia na Praça Marechal Deodoro, onde se percebe a grande transformação urbana e a […]

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading