Entre a quinta-feira (12/12) e o sábado (14/12/2024) desta semana será realizado o IIº Congresso Internacional do Pampa sob o tema geral “Dos Direitos da Natureza às Catástrofes Climáticas”. O encontro que reúne pesquisadores do Brasil, Uruguai e Argentina acontecerá na sede da Unipampa em Santana do Livramento, no Brasil, na fronteira com Rivera, no Uruguai.

A iniciativa da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, UFPel – Universidade Federal de Pelotas e UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e ainda do Ecos do Pampa e do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, além de instituições uruguaias e argentinas.
Entre os três dias de trabalhos, haverá saídas de campo nos arredores de Livramento e Rivera e também apresentação de 25 trabalhos científicos previamente selecionados.
Na programação, painéis com experts abordarão ‘O Pampa e a integração ecossistêmica na América do Sul’, ‘Impactos Adversos de Usos Antrópicos no Pampa’, ‘Vocações, Usos atuais e perspectivas perante questões das mudanças climáticas‘ e ‘Legislação, normativas, políticas públicas em relação ao bioma pampa‘. Relatos de experiências no bioma pampa serão abordados na tarde do último dia, no sábado, por representantes da Coalisão do Pampa, Rede Bioma Pampa, Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental e Adriana Machado, pela AUGAP – Asociación Uruguaya de Ganaderos del Pastizal.
As inscrições poderão ser realizadas no local até o início do evento.
Mais informações
— Ao vivo, no YouTube (a maior parte das atividades será transmitida ao vivo).
— Houve dois seminários virtuais preparatórios ao Congresso que estão à disposição no canal do YouTube: Cultura, Conservação e Sustentabilidade no Pampa, com a participação de Carla Crivellaro, na moderação, e Paulo Brack, na exposição; e Maria Leci, liderança da região do Pampa; e Mudanças agrárias e desafios climáticos no bioma Pampa, com Cláudio Marques Ribeiro, na moderação. Altacir Bundes, da UNIPAMPA, abordou ‘Usos da terra no pampa brasileiro‘, e Maurício Ceroni Acosta, da UDELAR, sobre ‘Mudanças Climáticas e uso da terra no Pampa Uruguaio’.
— Trabalhos aprovados para apresentação
— Como chegar?. (link para o local no Mapa do Google)

Redação do Jornalista João Batista Santafé Aguiar Assine o Canal do AgirAzul.com no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para o AgirAzul