Associação Roessler em São Leopoldo apóia a restauração do Memorial em homenagem ao pioneiro

Reunidos nesta terça-feira (15/4/2025) os associados da Associação Roessler decidiram promover no Dia Mundial do Meio Ambiente – em 5 de junho, uma Roda de Conversa sobre Ecologia Integral e a COP 30, na Faculdades EST. O evento será divulgado oportunamente. Noticiou-se também que a Associação foi credenciada como representante das ONGs ambientais no COMITESINOS que cuida da bacia hidrográfica do rio dos Sinos.

Carmem Beltrame, Yara Stockmanns, Darci Zanini, Luiz Macks, Helena Cardoso, Gilberto Marins, Zana Marins, também esteve presente o Antônio Amaral.

Memorial — A Associação Roessler apóia a idéia da família de Henrique Luís Roessler, homenageado no nome da entidade, para restaurar o espaço do Memorial em homenagem ao pioneiro ambientalista e vai colaborar no projeto a ser enviado para o COMDEMA/FUNDEMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente e o Fundo do Meio Ambiente. A idealização do Memorial está sob a liderança da bisneta de Roessler Carolina Kraemer Roessler.

A proposta do Memorial prevê a restauração de uma antiga garagem localizada junto à casa da família na rua Osvaldo Aranha onde existe uma exuberante figueira plantada pelo próprio Henrique Luiz Roessler por volta de 1957, quando da fundação da UPN – União Protetora da Natureza. A Associação Roessler, diz Darci Zanini, tem o objetivo de ser parceira da família e “já vem articulando um grupo de técnicos e ambientalistas para a elaboração do projeto de restauração do prédio, bem como das instalações do Memorial”.

Fórum – Os componentes da associação também estão participando da mobilização da região do Vale dos Sinos, situado na Região Metropolitana de Porto Alegre, para o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional 2025, projeto em andamento pela Assembleia Legislativa do RS.

Associação Roessler

Em 31 de outubro de 2024, a Associação Roessler – Amigos e Amigas dos Parques Ambientais e Arroios de São Leopoldo sucedeu a Associação dos Amigos do Parque Imperatriz Leopoldina, fundada há 12 anos, ampliando a atuação para uma proposta de atuação em maior área que a inicial abrangendo todos os parques e os cursos d’água. As reuniões ordinárias da Associação ocorrem mensalmente na primeira semana, normalmente. A próxima vai ocorrer dia 6 de maio.

Em 2 de janeiro de 2025, a Roessler lembrou em ato simbólico a data da criação da UPN, em 1/1/1955. A União Protetora da Natureza foi fundada e presidida pelo Henrique Luiz Roessler em São Leopoldo.

Redação do Jornalista João Batista Santafé Aguiar  Assine o Canal do AgirAzul.com no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para o AgirAzul

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

Vale do Taquari realiza ato em 1º de maio para marcar um ano da tragédia

qua abr 16 , 2025
As comunidades de Cruzeiro do Sul, no Rio Grande do Sul, atingidas pelas emergências socioclimáticas convidam para um ato de celebração da vida no dia 1º de maio de 2025, a partir das 14h, no Ginásio da Comunidade Maravalha. O evento é organizado por um coletivo de organizações que atuam no município, especialmente as comunidades rurais que foram atingidas pelo desastre. O objetivo é marcar um ano da catástrofe ambiental na região, trazendo depoimentos e mensagens para lembrar o esforço de reconstrução da população. Estarão presentes representantes da Campanha Missão Sementes de Solidariedade, que desde as primeiras enchentes de 2023 têm visitado as famílias atingidas para ofereceruma escuta afetuosa e distribuir mudas e árvores para a recuperação das áreas e plantações devastadas pela tragédia ambiental. Também […]

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading