O físico e pesquisador Paulo Artaxo afirmou que as mudanças climáticas e o avanço sem regulação da Inteligência Artificial (IA) representam as maiores ameaças atuais à nossa sociedade. Em entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura desta segunda-feira (01/06/2026), o especialista e membro do IPCC alertou que o mundo já caminha para um aquecimento irreversível e cobrou do Estado medidas urgentes de adaptação climática.

O impacto da IA e dos Data Centers
Respondendo diretamente ao jornalista Herton Escobar, Artaxo desmistificou a ideia de que a Inteligência Artificial será a solução para a crise climática. O professor classificou a IA como um duplo risco: pela falta de regulação estatal contra a vigilância excessiva e pelo seu enorme impacto ambiental. Segundo as projeções citadas por ele, os gigantescos data centers necessários para manter a IA poderão consumir de 12% a 15% de toda a energia do planeta já na próxima década. Para Artaxo, a tecnologia caminha na contramão da necessidade global de reduzir o uso de energia e as emissões de gases de efeito estufa.
El Niño e a economia brasileira
O cientista também enfatizou que o Brasil precisa preparar sua infraestrutura e economia para o El Niño de 2026, que deverá repetir padrões extremos de secas severas na Amazônia e no Nordeste, além de tempestades torrenciais no Sul do país. Ele reforçou que investir em prevenção custa muito menos aos cofres públicos do que os bilhões gastos para remediar desastres, como visto nas enchentes recentes.
Jornalistas e perguntas de destaque
A bancada do programa levantou os principais impasses políticos e ambientais do país, com destaque para as seguintes participações:
- Herton Escobar (FAPESP/Jornalista de Ciência): Trouxe as reflexões mais impactantes sobre a tecnologia, questionando a viabilidade de limitarmos o aquecimento global a 2ºC e levantando o fundamental debate sobre o consumo de energia da Inteligência Artificial e dos data centers.
- Daniela Chiaretti (Valor Econômico): Pressionou sobre a contradição da política brasileira atual, questionando o avanço das explorações de petróleo na Foz do Amazonas enquanto o país discursa sobre a proteção climática.
- Giovana Girardi (Agência Pública): Abordou as dificuldades de combater a crise em um cenário de forte negacionismo, desinformação e governança global travada por interesses econômicos.
- Laís Duarte (TV Cultura): Destacou a urgência da justiça climática, lembrando que os impactos mais devastadores atingem as populações de baixa renda, além de questionar a lógica financeira de pagar por tragédias em vez de financiar a mitigação preventiva.
Link para o programa: Assista ao RODA VIVA completo com Paulo Artaxo (01/06/2026) no YouTube.
Edição do Jornalista João Batista Santafé Aguiar Assine o Canal do AgirAzul.com no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para o AgirAzul
