Maricá discutirá APA do Banhado Grande

 O Grupo Maricá, filiado à APEDeMA/RS, participará  da 1° Assembléia Ordinária do Conselho Deliberativo da APA do Banhado Grande do ano de 2012. O encontro vai se realizar nesta segunda-feira (12/3/2012), às 14h, na Rua Carlos Chagas nº 55, sala 1108, Porto Alegre, RS.   Márcio de Souza Fernandes participará pela entidade.

Diz o Regimento Interno do Conselho que o seu objetivo é promover a preservação do conjunto de banhados conhecidos pelos nomes de Banhado do Chico Lomã, Banhado dos Pachecos e Banhado Grande; a compatibilização do desenvolvimento sócioeconômico com a proteção dos seus ecossistemas naturais; a conservação do solo e dos recursos hídricos; a recuperação das áreas degradadas com vista à regeneração dos ecossistemas naturais; a otimização da vazão do Rio Gravataí; a proteção da flora e a fauna nativa; bem como a proteção dos locais de reprodução e desenvolvimento da fauna e da flora nativas, além de garantir a conservação do conjunto paisagístico e da cultura regional.

A APA do Banhado Grande abrange 136.935 ha, nos Muncípios de Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha, parte dos Biomas Pampa e Mata Atlântica e ocupa 2/3 da bacia hidrográfica do rio Gravataí. A vegetação original é, predominantemente, de banhados e matas de restinga, sobre o solo arenosos da Coxilha das Lombas, que é uma região de paleodunas remanescente das transgressões e regressões marinhas. A APA, hoje, possui áreas urbanas e de culturas agropecuárias, predominando o cultivo de arroz. Sua criação objetiva proteger os banhados formadores do rio Gravataí (Banhado Grande, Banhado do Chico Lomã e Banhado dos Pachecos), compatibilizando o desenvolvimento sócio-econômico com a proteção dos ecossistemas naturais preservados e recuperando as áreas degradadas.

Leia sobre a APA do Banhado Grande no site da Prefeitura Municipal de Glorinha.

Next Post

Continuam as mobilizações contra a Usina de Pai Querê

dom mar 11 , 2012
Está marcada para  esta quarta-feira, 14 de março, o dia de Luto contra as Barragens. Haverá manifestação às 17 horas na Esquina Democrática (Rua dos Andradas x Av. Borges de Medeiros), em Porto Alegre.  Às 19 horas do mesmo dia, no Comitê Latino Americano, será mostrado o Documentário Barra Grande. […]
Send this to a friend