Limpeza no rio Gravataí neste domingo, 4/6

Ação coletiva em defesa do rio Gravataí — neste domingo, 4/6/2023, haverá limpeza do rio Gravataí. A concentração para a saída será junto à Igreja Boa Viagem, na av. Flores da Cunha 171 (parada 47), em Cachoeirinha, RS. A saída para a atividade está prevista para às 9h30min.

O Rio Gravataí é um dos rios mais importantes da região da Grande Porto Alegre e abastece as cidades de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, Santo Antônio da Patrulha e Glorinha.
Como tantos outros rios das regiões metropolitanas, vem sofrendo com a poluição e o descarte irregular de lixo, pela falta de políticas públicas de coleta seletiva, programas de reciclagem e de educação ambiental.

A atividade é promovida pela APN-VG – Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí. Uma das áreas a ser visitada é o Mato do Júlio. Os organizadores consideram “importante que a comunidade participe e se una em torno de atividades que possam chamar a atenção do poder público e da população sobre esse assunto e o quando isso afeta as nossas fontes de água, a fauna, a flora e a vida humana”.

Em Cachoeirinha, local da limpeza deste domingo (4/6), está localizada a área conhecida como Mato do Júlio. É considerada a maior floresta de Cachoeirinha, com 256 hectares, e faz parte do bioma da Mata Atlântica. Local rico em biodiversidade com milhares de árvores e inúmeras variedades de animais como: tatus, gambás, ouriços, lagartos, preguiças, preás, além de diversas espécies de serpentes e centenas de aves, também abriga o Arroio Passinhos e várias nascentes, açudes e banhados.
No Mato do Júlio está localizada uma das casas coloniais mais antigas do Rio Grande do Sul, conhecida como “Casa dos Baptistas“. O prédio possui uma antiga senzala e outros objetos do período imperial e que resgatam e preservam a história do Estado.

O MATO DO JÚLIO é um local de riqueza natural de grande importância ambiental e de riqueza histórica e arqueológica e é fundamental que seja preservado e protegido.

Para mais informações, seguir o perfil  @matodojulio no Instagram

Remeta informações para divulgação no AgirAzul.com

Next Post

Já disponível aos membros do MP, poder público e sociedade civil o mapeamento georeferenciado de remanescentes da Mata Atlântica

sex jun 2 , 2023
A Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) lançou, nesta sexta-feira, 2/6/2023, o “Mapeamento de Áreas Remanescentes da Mata Atlântica”. O lançamento de uma publicação, que contou com o apoio do Instituto Clima e Sociedade – iCS, aconteceu durante evento on-line que foi transmitido pelo canal […]

Você pode gostar também:

Send this to a friend