Grupo Viveiros Comunitários divulgará espécies da flora nativa na Feira Ecológica do Bom Fim deste sábado

Para iniciar a celebração da data do Dia Estadual do Butiá, que é celebrado dia 13 de março de cada ano, o Grupo Viveiros Comunitários (GVC), iniciativa dos estudantes de Biologia da UFRGS, estará presente neste sábado, dia 9 de março, na Feira Ecológica do Bom Fim, divulgando essas espécies tão importantes da flora nativa. O grupo estará no local entre 8 e 12h — entre os que se farão presentes, estará o professor Paulo Brack, coordenador do InGá – Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais.

Em dezembro de 2022 entrou em vigor a lei 15.922 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que decretou o dia 13 de março como data comemorativa pelo Dia Estadual do Butia.

A lei surgiu tendo como objetivos incentivar a conservação e uso sustentável dos butiazeiros e fomentar a pesquisa e definição de políticas públicas em relação aos ecossistemas dos butiazais. Tratam-se de pelo menos oito espécies do gênero Butia, distribuídas em diferentes regiões do Estado, com cerca de 20 espécies na América do Sul, em suas regiões de origem.

O grupo levará frutos, receitas, preparos com butia, sementes e informações sobre as espécies para compartilhar com os frequentadores da Feira Ecológica do Bom Fim, na av. José Bonifácio em frente ao número 505 e à Escola Professora Dinah Neri Pereira.

Como chegar (Mapas do Google)

Texto do jornalista João Batista Santafé Aguiar com material de divulgação. Para contatos com a redação, use os meios oferecidos nesta página.

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

Vai até 3 de junho o prazo para contribuições para publicação sobre 'Animais e Agroecologia'

seg mar 11 , 2024
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) através do Grupo de Trabalho Animais e Agroecologia (GT ABA AA) lançaram edital para receber contribuições para o volume 10 da Coleção Transição Agroecológica que será sobre criações de animais. O edital convida aos envolvidos com o tema a participar submetendo textos originais para compor o volume “Animais e Agroecologia”. O livro reunirá textos que agreguem resultados de pesquisa e experiências referentes aos temas: 1- Manejo e recuperação de pastagens;2- Nutrição e alimentação animal;3- Patrimônio genético animal;4- Sistemas de produção;5- Demandas contemporâneas: pecuária e ambiente, bem-estar […]

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading