Clube de Observadores de Aves lança Guia de Identificação de Aves de Porto Alegre

1

Em reunião na manhã deste sábado, 6/7/2024, o COA-POA – Clube de Observadores de Porto Alegre que neste ano completou 50 anos de idade, lançou a primeira edição do Guia de Identificação de Aves de Porto Alegre. A publicação pode ser baixada neste link em PDF.

A publicação foi organizada por Walter Hasenack, engenheiro e administrador de empresas e há 40 anos integrante do COA. Fotógrafo nas horas vagas, contou com a colaboração de mais 12 associados da entidade: Alessandra Koehler, Augusto Pötter, Bjorn-Einar Nilsen, Eduardo Chiarini, Fábio Duarte, Inês Vasconcelos, Lígia M. G. Rodrigues, Marcelo M. Alievi, Marco Antunes, Marcos Moura, Miguel Machado e Raplhael Oliveira. A imagem da capa é de autoria do próprio Walter Hasenack e de Ruben Poerschke e foi clicada na Lagoa do Peixe, em 2008.

O encontro foi o primeiro depois das enchentes de Porto Alegre e foi coordenado pelo presidente da entidade, Antonio Brum. Foi grande a presença de associados e interessados na programação.

A publicação em formato de folheto com 16 páginas foi financiada por meio de uma doação anônima, resultados da venda do Calendário de Aves 2024 e de doações dos fotógrafos do calendário anual divulgado pela entidade.

Foram impressos 3 mil exemplares do Guia para distribuição em ações de educação ambiental, prioritariamente para crianças e jovens, gratuitamente para os que fizerem as oficinas de observação de aves realizadas pelo COA.

Neste sábado também houve a apresentação das palestras ‘‘Projeto Piru-piru: unindo pesquisa, educação e ciência cidadã”, pelo Dr. Paulo Ott (biólogo e professor) e ‘‘Vivências, curiosidades e perspectivas de pesquisa do piru-piru’’, por Leonice Homem (bióloga) e Letícia Matheus Baccarin (gestora ambiental).

O primeiro Clube de Observadores de Aves foi fundado em 11 de novembro de 1974 e este ano completaria 50 anos de atividades. Em 2009, foi fundado o principal herdeiro do COA original, o COA-POA. As atividades da entidade, inclusive as saídas de campo para fotografar e observar as aves são divulgadas no site em www.coapoa.org. A história completa da entidade está neste vídeo.


Redação, vídeo e fotografia do Jornalista João Batista Santafé Aguiar

Assine o Canal do AgirAzul.com no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. 

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

One thought on “Clube de Observadores de Aves lança Guia de Identificação de Aves de Porto Alegre

  1. Excelente trabalho. Sempre observo pássaros e aqui em meu quintal algumas vezes vem um casal de aracuã. Parabéns

Comments are closed.

Next Post

Assine e compartilhe o canal do AgirAzul no WhatsApp

sex jul 12 , 2024
Indicações de notícias de outros veículos de comunicação, divulgação de eventos e links para o material exclusivo do AgirAzul.com estão no canal do AgirAzul.com no WhatsApp. Compartilhe e divulgue o Canal. O participante não é identificado pela administração do Canal que é realizada pelo editor do AgirAzul.com. Link para assinar: https://whatsapp.com/channel/0029VaWxVO7Fi8xdpghhdR2v

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading