Em reunião na manhã deste sábado, 6/7/2024, o COA-POA – Clube de Observadores de Porto Alegre que neste ano completou 50 anos de idade, lançou a primeira edição do Guia de Identificação de Aves de Porto Alegre. A publicação pode ser baixada neste link em PDF.
A publicação foi organizada por Walter Hasenack, engenheiro e administrador de empresas e há 40 anos integrante do COA. Fotógrafo nas horas vagas, contou com a colaboração de mais 12 associados da entidade: Alessandra Koehler, Augusto Pötter, Bjorn-Einar Nilsen, Eduardo Chiarini, Fábio Duarte, Inês Vasconcelos, Lígia M. G. Rodrigues, Marcelo M. Alievi, Marco Antunes, Marcos Moura, Miguel Machado e Raplhael Oliveira. A imagem da capa é de autoria do próprio Walter Hasenack e de Ruben Poerschke e foi clicada na Lagoa do Peixe, em 2008.

A publicação em formato de folheto com 16 páginas foi financiada por meio de uma doação anônima, resultados da venda do Calendário de Aves 2024 e de doações dos fotógrafos do calendário anual divulgado pela entidade.
Foram impressos 3 mil exemplares do Guia para distribuição em ações de educação ambiental, prioritariamente para crianças e jovens, gratuitamente para os que fizerem as oficinas de observação de aves realizadas pelo COA.
Neste sábado também houve a apresentação das palestras ‘‘Projeto Piru-piru: unindo pesquisa, educação e ciência cidadã”, pelo Dr. Paulo Ott (biólogo e professor) e ‘‘Vivências, curiosidades e perspectivas de pesquisa do piru-piru’’, por Leonice Homem (bióloga) e Letícia Matheus Baccarin (gestora ambiental).
O primeiro Clube de Observadores de Aves foi fundado em 11 de novembro de 1974 e este ano completaria 50 anos de atividades. Em 2009, foi fundado o principal herdeiro do COA original, o COA-POA. As atividades da entidade, inclusive as saídas de campo para fotografar e observar as aves são divulgadas no site em www.coapoa.org. A história completa da entidade está neste vídeo.

Excelente trabalho. Sempre observo pássaros e aqui em meu quintal algumas vezes vem um casal de aracuã. Parabéns