A APEDeMA/RS – Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente – repudia toda e qualquer forma de precarização e flexibilização da legislação ambiental. Para as ONGs filiadas é impossível e inadmissível concordar com um projeto que elimina reservas legais, que anistia crimes ambientais, que beneficia ocupações ilegais recentes, que reduz e descaracteriza as Áreas de Preservação Permanente, como esse que altera o Código Florestal Brasileiro e que atende a interesses unilaterais, pautados numa visão fracionada e reducionista. Este movimento, de interesse sobremaneira econômico – do setor do agronegócio – que pouco ou nada tem de desenvolvimento sustentável, infelizmente, encontrou em vários parlamentares – que deveriam zelar pelo interesse da coletividade – intermediários leais na minimização e até retirada da importante proteção legal da natureza, deixando como único recurso, ao povo brasileiro, clamar: Veta TUDO, Dilma!
Nesse sentido, as ONGs filiadas à APEDEMA/RS tem se solidarizado, por todo o RS, com as diversas iniciativas dos mais variados segmentos, para fortalecer a Presidenta nessa decisão. Em Porto Alegre, a APEDEMA/RS convida a todos e a todas que compartilhem com as ações do Comitê RS em Defesa das florestas e de Desenvolvimento Sustentável, tais como:
Dia 19, sábado, Dia em defesa das matas: panfleteação na Feira Ecológica da José Bonifácio (Redenção) a partir das 8 horas da manhã, encontro em frente à Banca do Ambientalista Augusto Carneiro, quase em frente a Igreja Sta. Teresinha.
Dia 20, DOMINGÃO NO BRIQUE: panfleteação, chimarreada, bicicletas enfeitadas, cartazes, pirulitos, faixas e banners. Encontro às 10 horas, nas proximidades do Monumento do Expedicionário, na José Bonifácio, acompanhando as mobilizações nacionais, ligadas ao Comitê Nacional em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável.
Além dessas ações, a APEDEMA/RS está promovendo uma MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO ÀS MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL, no dia 21 de maio de 2012 (segunda-feira), das 13h30min às 14h30min, em frente à Assembleia Legislativa do RS/Porto Alegre. Essa manifestação estava planejada para o dia 10/5/2012, haja vista a visita do Dep. Piau, relator do Projeto do “Novo” Código Florestal (aprovado em meados abril) à Assembléia Legislativa do RS. Como na ocasião, o deputado adiou sua visita para o dia 21, automaticamente, a APEDEMA/RS transferiu sua manifestação para tal data.
Embora diferenciados dentre si em algumas formas de compreender o desenvolvimento sustentável, mas unidos pela bandeira da vida e priorizando a denúncia, acima de métodos de ação e de demarcadores de área de atuação, a APEDEMA/RS estará acompanhada e com o apoio fundamental dos seguintes lutadores sociais: Central Única dos Trabalhadores – CUT/RS, Comitê RS em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, Comunidade Utopia e Luta, Laboratório de Políticas Públicas e Sociais – Lappus, Movimento em Defesa da Orla do Guaíba, Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente – MoGDeMA.
Participe! O Meio Ambiente é no Meio da Gente!
Em Caxias do Sul também teremos uma manifestação organizada pelo Instituto Orbis, dia 20 de Maio, Domingo, é a Marcha Veta, Dilma – Serra Gaúcha, com saída às 13h00 ao lado da Prefeitura de Caxias e encerramento no Parque dos Macaquinhos, depois de percorrer as ruas centrais, no Festival de Música de Rua.