![]() |
Augusto Carneiro no aniversário de 40 anos da AGAPAN. |
![]() |
Augusto Carneiro e diretoria da AGAPAN em homenagem aos 40 anos da entidade na Câmara de Vereadores, em 2011 |
Augusto Carneiro que, completou 90 anos nesta semana, será homenageado neste sábado, na feirinha ecológica da rua José Bonifácio, as 11 horas.
Carneiro segue incansável na militância ambiental, participando ativamente nos problemas ecológicos locais, regionais, nacionais e planetários, vendendo livros, distribuindo artigos, interagindo com as pessoas, comunicando-se, canalizando e passando informações ecológicas importantes. Isto é o que o Carneiro há vinte anos vem fazendo todos os sábados de manhã, na Feira dos Produtores Ecológicos, no bairro Bonfim, em Porto Alegre”, explica Edi Fonseca, conselheira da entidade.
CARNEIRO: A MILITÂNCIA ECOLÓGICA COMO TRABALHO DE FORMIGA.
Augusto Carneiro e José Lutzenberger formaram uma dupla decisiva no processo de criação da Agapan e nos rumos tomados pelo movimento ecológico gaúcho e brasileiro. Enquanto Lutzenberger trilhava o caminho que o levou a ser um dos ecologistas mais conhecidos do mundo, Carneiro fazia o seu trabalho de formiga na retaguarda, mandando materiais por correspondência, preparando contatos, atendendo às necessidades burocráticas, administrativas e contábeis da Agapan, enfim dando cobertura à atuação pioneira de José Lutzenberger e fazendo sua atuação ecológica própria. Este, nos tempos heróicos do movimento ecológico, uma vez demonstrou cientificamente para a Hilda Zimermann a importância ecológica das formigas nos processos de mineralização do solo. Diferentemente do Lutz, o Carneiro tem passado ensinando com o próprio exemplo importância ecológica não da formiga mas do trabalho de formiga. Neste grande formigueiro que se transformou a civilização, as vidas Lutzenberger e de Carneiro nos ensinam a valorizar a importância ecológica da ação individual.
CARNEIRO: MEMÓRIA VIVA DA CIDADE
O Carneiro é um profundo observador da natureza. Instituiu a prática educativa de fazer viagens e passeios para observar in loco as maravilhas da nossa natureza e os horrores que a sociedade de consumo vem fazendo. Ele gosta muito de conversar e é um banco de dados insubstituível para a ecologia urbana, cultural e natural de Porto Alegre.
- Dia: 05/ Janeiro – “Parabéns a Você” para Augusto Carneiro
- Feira Ecológica da FAE
- Banca de livros do Augusto Carneiro
- Rua José Bonifácio,primeira quadra (em frente à Igreja Santa Terezinha).
- Horário: 11 horas
One thought on “Amanhã 5/1: Aniversário de Augusto Carneiro na Feira Ecológica, em Porto Alegre”
Comments are closed.