CEA conta com mais um Mestre em Educação Ambiental

A defesa da dissertação de Antônio Soler, militante ecologista do CEA, integrante da APEDEMA, ocorre nesta quarta-feira (21/12/2011),  às 15 horas, no PPGEA/FURG (Sala 4212 – Pav 04), e tem como título:  “Antropocentrismo e crise ecológica: direito ambiental e Educação Ambiental como meios de (re) produção ou superação”.  

Banca examinadora
Prof. Dr. Carlos Roberto da Silva Machado (Orientador/FURG), Prof. Dr. Francisco Quintanilha Veras Neto (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Aloisio Ruscheinsky (UNISINOS)

Resumo
A crise ecológica esta posta e com ela o desafio de reforçá-la ou superá-la. Ao par disso, hegemoniza-se um Pensamento Verde, decorrente da disputa de poder na sociedade, segundo o qual a natureza humana é exterior e superior a natureza não humana, atribuindo a essa última valor predominantemente econômico. A Natureza é mercantilizada. Tal Pensamento é dito antropocêntrico. Contudo é possível identificar, ainda de que maneira minoritária, oposição por aqueles que defendem uma visão de natureza não antropocêntrica, colocando a vida no centro das considerações. O Direito Ambiental (DA) e a Educação Ambiental (EA), igualmente resultam dessa luta pelo poder e, dessa forma, aparecem como meios de reproduzir ou superar esse momento histórico de ameaça ao equilíbrio natural da vida na Terra. A presente pesquisa procurou desvelar conexões entre o antropocentrismo e a Crise Ecológica, problematizando aspectos de sua manutenção ou superação, a partir de uma análise descritiva e qualitativa de documentos relativos ao DA e da EA. A compreensão e superação da Crise Ecológica e suas conexões com o DA e a EA, foram tratados, considerando a multiplicidade teórica atinentes a ambos os campos do conhecimento humano com o escopo de forma crítica e emancipatória, colaborar para uma práxis reconstrutora do mundo e livre da dominação da natureza humana sobre a natureza não humana. É imprescindível que a humanidade avance na superação da Crise Ecológica, para uma nova tutela da Terra, neutralizando a degradação da vida humana e não humana.

Palavras-Chave
Pensamento Verde, Visão Antropocêntrica e Não Antropocêntrica de Natureza, Crise Ecológica, Direito Ambiental e Educação Ambiental.

Blog do CEA – http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/

Next Post

Movimento Roessler participa de reunião do Comitesinos que discutiu racionamento de água

qua dez 21 , 2011
Foi realizada no dia 15/12 em São Leopoldo, uma bela reunião do Comitesinos, no entender do representante no colegiado do Movimento Roessler para Defesa Ambiental, Eng. Agrônomo Arno Kayser, também presidente da entidade que integra a APEDEMA. O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos é formado […]

Você pode gostar também:

Send this to a friend