Os Amigos da Terra Internacional, Federação a que pertence o Núcleo Amigos da Terra Brasil, entidade filiada à APEDEMA/RS, estará promovendo nesta sexta-feira, 27/1, em Porto Alegre, durante as atividades do Fórum Social Temático, debate sobre o aproveitamento que empresas transnacionais fazer do discurso ambientalista para apoderarem-se ainda mais de recursos naturais e violar direitos de povos.
Diz a divulgação do evento: As empresas transnacionais estão aproveitando da crise global para controlar o debate sobre as soluções à crise, apoderar-se de mais terras e recursos naturais e continuar violando os direitos dos povos. Isso ficou evidente no desfecho das negociações sobre mudanças climáticas na COP17 em Durban, onde as discussões se concentraram na expansão dos mercados de carbono e deixaram de lado as decisões sobre redução de emissões. Mais preocupante ainda refere-se às discusões entorno da Conferência Rio+20 e da ‘Economía Verde’. Porém, este conceito, apresentado como a panacéia para resolver os problemas do planeta, não é mais que o capitalismo corporativo com novo verniz que busca resforçar o sistema neoliberal em crise, em detrimento dos direitos dos povos e da natureza.
Enfrentar o poder crescente das empresas transnacionais demanda uma resposta global por parte dos movimentos e da sociedade civil. Esta atividade criará um espaço onde movimentos, organizações e ativistas possam convergir para definir estratégias comúns para desmantelar o poder das corporações e avançar na construção dum novo paradigma baseado na justiça social e econômica.
Mesa Redonda + Debate:
1. Captura Corporativa da ONU (Rio+20, negociaçoes sobre clima) – Lucia Ortiz, Amigos da Terra Internacional
2. A Campanha contra a Vale – Pe. Dario, Movimento Internacional dos Atingidos pela Vale
3. Idéias para uma campanha global contra ETNs – Lyda Fernanda/Karen Lang, TNI
4. Comentários: Alessandra Cerragatti, MMM; Alexandra Flores, Fundación Solon; LVC (a confirmar)
Moderador(a): Sandra Quintela, PACS/Jubileo Sur Américas
Data: 27 de janeiro de 2012, das 9h até 11h30min
Local: Casa de Cultura Mário Quintana, Rua dos Andradas, 736 – Centro
Co-organizadores: Transnational Institute (TNI), Amigos da Terra Internacional (ATI), Red Birregional Europa-América Latina Enlazando Alternativas, Jubileo Sur Américas, Movimento Internacional dos Atingidos pela Vale