A Feira Ecológica do Bom Fim será palco para as comemorações dos 40 anos do Centro Ecológico, entidade referência no fomento à agroecologia no Rio Grande do Sul, com sede inicial em Ipê, e a primeira organização não governamental no estado a prestar assessoria a produtores rurais exclusivamente com foco em agricultura ecológica.
O evento ocorre das 8h às 12h neste sábado, 7 de junho, na Avenida José Bonifácio, junto ao Parque Farroupilha (Redenção), e contará com uma mateada, degustação de produtos da sociobiodiversidade e sessão de autógrafos dos livros Vozes da Agricultura Ecológica I e II, do agrônomo Laércio Meirelles. Será disponibilizada água quente para quem quiser preparar seu chimarrão na feira. Também haverá cuias prontas para quem quiser degustar um mate de erva-mate de sistema agroflorestal.
O Centro Ecológico (CE) é uma Organização da Sociedade Civil que, desde 1985, atua com núcleos na Serra Gaúcha e no Litoral Norte do Rio Grande do Sul para viabilizar avanços sustentáveis na produção agrícola, por meio da condução de saberes para que agricultores adotem tecnologias alternativas orientadas pela filosofia da preservação ambiental e da justiça social. Atualmente, mais de 80 grupos de agricultores familiares recebem acompanhamento direto e sistemático dos técnicos do Centro.
40 anos Centro Ecológico – Celebrando com produtos da Biodiversidade
Quando: 7 de junho, sábado
Horário: A partir das 8h
Local: Feira Ecológica do Bom Fim – Avenida José Bonifácio, altura do número 497
Atividades previstas:
:: Preparo, usos e degustação de erva-mate agroecológica
:: Bate papo com Gabriel Scherner Zanotto sobre produção e manejo de erva-mate agroecológica
:: Autógrafos e conversa com o agrônomo Laércio Meirelles, autor dos livros Vozes da Agricultura Ecológica I e II, obras que contam a trajetória de famílias ecologistas do Litoral Norte e Serra gaúcha, muitos deles feirantes da Feira Ecológica do Bom Fim e da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE).
Texto Jornalista Anahi Fros/Semeadura Assessoria