Evento transferido para 2/7 — Solstício de Inverno e Festa Junina são comemorados na FAE

Em respeito a uma parceria entre moradores da cidade de Porto Alegre e famílias produtoras do campo, iniciada em 1989, a FAE – Feira de Agricultores Ecologistas – realizaria neste sábado (25/06) sua comemoração do Solstício de Inverno e a Festa Junina. O evento foi transferido para 2 de julho sábado seguinte, devido às condições do clima, conforme previsões.

A celebração inicia às 9h da 1ª quadra da Av. José Bonifácio (próximo à Av. Osvaldo Aranha) e terá música, lanches tradicionais, quentão para esquentar, distribuição de pipocas e de sacolas retornáveis (afinal, a FAE não usa sacolas plásticas).

O Solstício de Inverno, a noite mais longa do ano, não só marca o início da estação do frio. É quando o sol “estaciona”, parando de fazer seu movimento em direção ao norte geográfico e começa a refazer seu trajeto em direção ao sul. Na agricultura familiar, a entressafra coincide com o solstício sendo, pelas tradições antigas e indígenas, período de festividades. Já as Festas Juninas seria uma adaptação das festas dos santos da Igreja católica Santo Antônio, São João e São Pedro.

Serão momentos de comemoração em que alguns costumes do campo invadirão a cidade com vestimentas, chapéus de palha, danças e gastronomia baseada em comidas típicas do Brasil pré-colombiano (milho, batata doce, pipoca e outros).

As comemorações do próximo sábado na FAE fazem parte do programa Sábado Cultural na Feira, realizado pela FAE e Associação Agroecológica com o apoio do Goethe Institut. Em caso de chuva o evento será transferido.

O que?
Sábado Cultural na Feira com comemoração ao Solstício de Inverno e Festa Junina

Quando?
Sábado (02/07/2022) a partir das 9h

Onde?
FAE – Feira de Agricultores Ecologistas
(1ª quadra da Av. José Bonifácio)
/ Localização no Mapa

Realização / Apoio
FAE, Associação Agroecológica e Goethe Institut

Texto final da Editoria do AgirAzul.com sobre texto distribuído pelos organizadores para divulgação. Fotografias de divulgação

Next Post

Leonardo Boff é atração principal do I Encontro Regional ICLEI Sul e 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas de São Leopoldo

qua jun 29 , 2022
ICLEI, Prefeitura de São Leopoldo e Unisinos abrem inscrições para eventos conjuntos, que ocorrem de 5 a 7 de julho, no auditório Padre Werner Crédito: Gustavo Barboza O teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra, Leonardo Boff é o destaque da programação do I Encontro Regional […]
Send this to a friend