InGá comemora aniversário e lança campanha de apoiadores

INGA faz campanhaA história do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), integrante da APEDeMA/RS,  é escrita desde 1999. A ONG surgiu do intuito de promover projetos de conservação da biodiversidade nativa e, no dia 7 de abril, completou 13 anos.  No sábado, 14, o InGá vai montar sua banquinha  na Feira dos Agricultores Ecologistas, no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre, lançando a campanha 101 apoiadores do InGá. Mais tarde, no Comitê Latino Americano, às 17h, será comemorado oficialmente o aniversário da ONG.

 “Dois momentos importantes irão acontecer no sábado: a celebração dos 13 anos de lutas da ONG e também a concretização de um importante passo para a sustentabilidade financeira do InGá”, explica o coordenador da entidade Vicente Medaglia. A campanha 101 apoiadores visa arrecadar fundos para garantir a manutenção da infra-estrutura do InGá. Ao longo de sua história e também por causa de sua filosofia, a entidade nunca aceitou dinheiro de empresas que degradam o meio ambiente, tampouco de mandatos públicos, por isso a importância do apoio dos cidadãos engajados na causa socioambiental.

O histórico de lutas do InGá é notável. Desde 2001, a ONG é protagonista na luta contra as hidrelétricas.  Também é ponto de resistência nos colegiados ambientais de representação da sociedade civil, como o CONAMA e o CONSEMA.  O InGá construiu sua trajetória na defesa dos habitats naturais de Porto Alegre;  das instituições de controle ambiental; da educação popular ambiental; da alimentação orgânica; e de uma concepção ecológica de vida, na qual a sustentabilidade esteja presente tanto nas relações humanas, quanto nos ambientes naturais.

Uma das mais recentes iniciativas do InGá é o Projeto Pró Frutas Nativas de Porto Alegre que objetiva a conservação da biodiversidade dos ambientes naturais do município. Serão elaborados diversos produtos de divulgação e informação sobre as frutas nativas da capital gaúcha, como a pitanga, a guabiroba, o araçá, a cereja-do-riogrande, o guabijú e o butiá. O projeto que iniciou em novembro  de 2011 tem a duração de 12 meses e conta com o financiamento do Fundo Municipal do Meio Ambiente – SMAM.

Na campanha dos 101 apoiadores, cada colaborador poderá contribuir com uma quantia de R$ 10 a R$ 50 por mês – valor que será debitado diretamente da conta bancária, mediante a autorização. Todos estão convidados a conhecer o trabalho da ONG, durante a Feira, e também na festa do Comitê Latino Americano.

Na feira…

  • O Que? Lançamento da Campanha 101 apoiadores do InGá
  • Quando? 14 de abril, às 9h
  • Onde? Feira dos Agricultores Ecologistas, Rua José Bonifácio, Bom Fim, Porto Alegre

E a festa…

  • O Que? Festa de Comemoração 13 anos de InGá
  • Quando? 14 de abril, às 17h
  • Onde? Comitê Latino Americano, Rua Vieira de Castro, nº 133, Porto Alegre

Next Post

Escute a entrevista do Professor Buckup ao Cidadania Ambiental

qui abr 12 , 2012
O Professor Ludwig Buckup, Doutor em Zoologia, da ONG IGRE, afiliada da APEDeMA/RS, foi o entrevistado do programa Cidadania Ambiental,  apresentado em 3/4/2012, diretamente do estúdio da Ipanema Comunitária. Paulistano, veio para cá há 51 anos. Completou 80 anos de idade recentemente. Conta no programa que aos quatro anos assistiu o dirigível alemão Zeppellin passar […]
Send this to a friend