A história do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), integrante da APEDeMA/RS, é escrita desde 1999. A ONG surgiu do intuito de promover projetos de conservação da biodiversidade nativa e, no dia 7 de abril, completou 13 anos. No sábado, 14, o InGá vai montar sua banquinha na Feira dos Agricultores Ecologistas, no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre, lançando a campanha 101 apoiadores do InGá. Mais tarde, no Comitê Latino Americano, às 17h, será comemorado oficialmente o aniversário da ONG.
“Dois momentos importantes irão acontecer no sábado: a celebração dos 13 anos de lutas da ONG e também a concretização de um importante passo para a sustentabilidade financeira do InGá”, explica o coordenador da entidade Vicente Medaglia. A campanha 101 apoiadores visa arrecadar fundos para garantir a manutenção da infra-estrutura do InGá. Ao longo de sua história e também por causa de sua filosofia, a entidade nunca aceitou dinheiro de empresas que degradam o meio ambiente, tampouco de mandatos públicos, por isso a importância do apoio dos cidadãos engajados na causa socioambiental.
O histórico de lutas do InGá é notável. Desde 2001, a ONG é protagonista na luta contra as hidrelétricas. Também é ponto de resistência nos colegiados ambientais de representação da sociedade civil, como o CONAMA e o CONSEMA. O InGá construiu sua trajetória na defesa dos habitats naturais de Porto Alegre; das instituições de controle ambiental; da educação popular ambiental; da alimentação orgânica; e de uma concepção ecológica de vida, na qual a sustentabilidade esteja presente tanto nas relações humanas, quanto nos ambientes naturais.
Uma das mais recentes iniciativas do InGá é o Projeto Pró Frutas Nativas de Porto Alegre que objetiva a conservação da biodiversidade dos ambientes naturais do município. Serão elaborados diversos produtos de divulgação e informação sobre as frutas nativas da capital gaúcha, como a pitanga, a guabiroba, o araçá, a cereja-do-riogrande, o guabijú e o butiá. O projeto que iniciou em novembro de 2011 tem a duração de 12 meses e conta com o financiamento do Fundo Municipal do Meio Ambiente – SMAM.
Na campanha dos 101 apoiadores, cada colaborador poderá contribuir com uma quantia de R$ 10 a R$ 50 por mês – valor que será debitado diretamente da conta bancária, mediante a autorização. Todos estão convidados a conhecer o trabalho da ONG, durante a Feira, e também na festa do Comitê Latino Americano.
Na feira…
- O Que? Lançamento da Campanha 101 apoiadores do InGá
- Quando? 14 de abril, às 9h
- Onde? Feira dos Agricultores Ecologistas, Rua José Bonifácio, Bom Fim, Porto Alegre
E a festa…
- O Que? Festa de Comemoração 13 anos de InGá
- Quando? 14 de abril, às 17h
- Onde? Comitê Latino Americano, Rua Vieira de Castro, nº 133, Porto Alegre