Curicaca doa painéis de educação ambiental ao Parque de Itapeva, em Torres

Durante anos e anos o Instituto Curicaca realizou atividades de educação ambiental no parque Estadual de Itapeva e outras áreas protegidas e espaços culturais da região dos Microcorredores Ecológicos de Itapeva. As vivências na natureza com alunos de escolas públicas do Litoral Norte e as ações educativas com os professores municipais aconteceram no âmbito da Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica, metodologia própria da ONG.

Capa do anúncio da doação no Instagram do Curicaca

O processo consiste em planejar uma sequencial de atividades que permitem sensibilizar e construir capacidade de crítica e transformação sobre um tema gerador de cunho ambiental, cultural ou social, as quais serão realizadas em um espaço previamente escolhido, como um Museu à Céu Aberto. São organizadas diversas atividades lúdicas, confeccionados jogos pedagógicos e painéis interativos, para serem usados na mediação entre o assunto de interesse, o ambiente e os alunos e professores.

Muitas vezes essas vivências ocorreram no Parque Estadual de Itapeva, onde foram tratados temas como as interações ecológicas, a biodiversidade da mata de restinga, as dinâmicas sucessionais da paisagem, corredores ecológicos, o cordão lagunar e patrimônio arqueológico.

Os painéis interativos e uma lindíssima maquete sobre o modo de vida dos povos sambaquianos, populações pré-históricas que ocupavam o Litoral ha cerca de 3 mil anos, estava reservado para ser doado ao Centro de Visitantes do Parque, que teve seu desenho arquitetônico feito pelo Instituto Curicaca durante a realização do Plano e Uso Público.

Diz a nota do Curicaca que, Infelizmente, passados seis anos da publicação do Plano sem que nada fosse feito pela implantação, a maquete estará sendo doada a um museu do Rio Grande do Sul. Já os painéis, foram entregues pela Coordenadora de Educação e Cultura do Curicaca, Patrícia Bohrer, à equipe de educação ambiental do PEVA, que vem realizando um excelente trabalho com as escolas da região.

Fonte: Instituto Curicaca – link

Next Post

Nota da Coalizão pelo Pampa: o Projeto de Lei 364/2019, a extinção dos campos nativos, e as perdas para a sociedade brasileira

qui mar 21 , 2024
A Coalizão pelo Pampa publicizou nesta quinta-feira, 21/3/2024 a nota transcrita abaixo a respeito do Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados de autoria inicial do Deputado Federal […]

Você pode gostar também:

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading