A visão e as previsões de José Lutzenberger

Lançado livro com coletânea de escritos do ecologista nascido em Porto Alegre — fotografias que ilustram são de julho/2024

Foi lançado no úlitmo sábado, em Viamão, o livro ‘A Visão e as Previsões de José Lutzenberger“. A coletânea de textos pela jornalista Lúcia Brito foi apoiada pela filha mais velha de Lutzenberger, Lilly Lutzenberger, e pela jornalista e editora da maior parte dos livros do ecologista, Lilian Dreyer. O livro traz treze textos de José Lutzenberger, um deles resgatado do AgirAzul. A concepção e produção executiva foi realizada por José Barrionuevo, jornalista e ex-colunista de política da Zero Hora.

A 18a. FLIVI – Feira Literária de Viamão (programação), que termina no próximo domingo, encomendou a obra em decorrência do desastre climático que assolou o Rio Grande do Sul em maio deste ano. No momento em que o estado se recupera da tragédia, os organizadores do evento entendem que “é imperativo encararmos os desafios da mudança climática e pensarmos em ações para mitigar e, quando possível, evitar os impactos”. Nesse contexto, as ideias e os alertas de José Lutzenberger (1926-2002) são apresentados no livro, uma coletânea de textos que evidencia o pensamento visionário do pioneiro do movimento ambiental no Brasil.

A publicação está sendo vendido em livraria (ver abaixo) e não há planos para disponibilização em e-book. O projeto foi apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura — Ministério da Cultura – Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução. A belas fotografias do Parque Estadual de Itapuã incluídas no livro são recentes, de autoria do fotógrafo Daniel Marenco, realizadas depois das enchentes de maio de 2024, em julho.

Lucia Brito, organizadora da publicação conta sobre o livro: “Este livro brotou no rastro da destruição provocada pelas cheias e inundações que solaparam o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024. Lutzenberger muitas vezes foi tachado de arauto do apocalipse, mas suas previsões não podem mais ser considerados alarmistas. Alarmante hoje é negar o estado de emergência climática. Os textos aqui selecionados foram escritos e publicados entre 1972 e 1997; os temas apresentados mostram-se atuais e ainda mais prementes”.

Também traz texto de Eduardo Bueno que conta a história da família Lutzenberger sua chegada em Porto Alegre, em agosto de 1920. Resgata também a atuação do ambientalista a partir da residência na rua Jacinto Gomes, construída em 1932, chegando a ministro do Governo Federal e a construtor de diversas iniciativas como a Fundação Gaia. A jornalista Lillian Dreyer que acompanhou Lutzenberger nas edições de seus livros e estava escrevendo a sua biografia quando faleceu, em 2002, comenta “Como Lutz não se cansou de repetir e você poderá conferir nas páginas desta seleção de textos, o truque é respeitar e imitar a natureza, em vez de buscar domínio sobre ela. Até porque é sempre dela a palavra final”.

Os textos selecionados foram os seguintes: “A Hora de Agir é Agora” e “A Barbárie contra os Indígenas“, do livro Fim do Futuro? – Manifesto Ecológico Brasileiro, de 1973; “Temos Futuro ou Não?“, Livro da Profecia — O Brasil no Terceiro Milênio, de 1997; “Muito Conhecimento e Pouca Sabedoria”, para o Congresso Internacional de Reitores de Universidades, 1993; “A Confusão entre CIência e Tecnologia“, para a Universidade do Mato Grosso, combinado com texto anterior publicado em Garimpo ou Gestão — Crítica Ecológica ao Pensamento Econômico; “A Amazônia e o Clima Mundial“, para o. jornal Sundance Summit, de Utah, EUA, 1989; “Tudo é e Todos Somos Gaia“, em Gaia — O Planeta Vivo, de 1984, revisado; “Causas e Consequências das Inundações” e “O Caminho Suicida dos Agrotóxicos“, do Manual de Ecologia — Do Jardim ao Poder, edição de 2012; “Holocausto Biológico no Pantanal“, do AgirAzul nº 6, 1996; “A Encruzilhada Energética”, do livro Pesadelo Atômico, 1980; “Agricultura Ecológica é Vida“, para a Secretaria da Agricultura e Comércio de Porto Alegre, 1983; “Beleza Exclusiva de Porto Alegre e Arredores”, Correio do Povo, 1972.

Serviço

  • Venda no site da Almalinda Serviços Editoriais: www.almalinda.com.br.
  • Valor: R$ 150,00 (preço promocional até 30/9/2024); depois, R$ 190,00.
  • Direitos de impressão Almalinda Sonhos Editoriais e José Barrionuevo.

Ficha Técnica

LUTZ — A Visão e as Previsões de José Lutzenberger é uma publicação de luxo, com 160 páginas em um formato imponente de 28 x 35 cm impresso em papel couchet 150g. O miolo é totalmente colorido e resguardado por uma capa dura e lombada em papelão revestido por papel couchet 270g, plastificação fosca e reserva de verniz UV, além de sobrecapa de proteção.

Leia também:

Fundação Gaia
— Pesquisa sobre José Lutzenberger no site AgirAzul.com.br
— Pesquisa sobre José Lutzenberger no site AgirAzul.com
— Pesquisa no Google
— Entrevista de Lilly Lutzenberger na segunda-feira, 23/9/2024, sobre o lançamento do livro, no Timeline da Rádio Gaúcha.

Redação do Jornalista João Batista Santafé Aguiar  Assine o Canal do AgirAzul.com no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para o AgirAzul

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

Rincão Gaia realiza Oficina de Observação de Aves dias 19 e 20 de outubro

qui set 26 , 2024
A Fundação Gaia vai realizar no Rincão Gaia, situado no Município de Pantano Grande, RS, no fim de semana de 19 e 20 de outubro próximos, uma Oficina de Observação de Aves com os ornitólogos Carla Fontana e Eduardo Chiarani. Os organizadores pretendem viabilizar que os participantes aprendam a observar e identificar aves, seja da sua janela ou em passeios pela natureza. No Rincão Gaia, exemplo de regeneração ecológica, a fauna, especialmente a avifauna, cresce em diversidade e beleza a cada ano. Com dois ornitólogos experientes, você descobrirá a origem, evolução e adaptações das aves, além de aprender sobre conservação […]

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading