Aconteceu nesta terça-feira (16/9) na sede desta Unidade de Conservação em Mato Castelhano a Assembleia Ordinária do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Passo Fundo convocada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, instituição que administra a FLONA Passo Fundo. Na assembleia foram tratados os seguintes assuntos: Abertura e apresentação de vídeo institucional do ICMBio; Discussão do regimento interno a cerca da eleição da secretaria executiva e da vice-presidência; Questão indígena na Flona de Passo Fundo; Informação sobre desdobramentos da Ação Civil Pública da soja transgênica; e Assuntos gerais.
A maior temática foi da possibilidade da Flona Passo Fundo ser transformada em Reserva Indígena. Vária manifestações dos Conselheiros foram ouvidas e a Administração da Floresta apresentou a posição do ICMBio de que não abrirá mão da Unidade de Conservação e lutará judicialmente se for necessário.
O GESP – Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas, de Passo Fundo, associado da APEDeMA/RS, ressalta a importância da Floresta Nacional de Passo Fundo como sendo a maior área verde em extensão no Norte do Estado sob responsabilidade federal, sendo que tomará as medidas que forem necessárias para defendê-la, mesmo respeitando as reivindicações indígenas, já que os benefícios da Floresta são imensuráveis e de maior amplitude.