Case da CMPC é apresentado no Seminário Cidade Bem Tratada
Os muros externos da fábrica de celulose de capital chileno CMPC situada em frente a Porto Alegre, no Município de Guaíba, receberam, no último sábado (18/6), visita do jornalista uruguaio Victor Bacchetta, do representante da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, Heverton Lacerda, da direção da AMA – Associação Amigos do Meio Ambiente de Guaíba. A comitiva esteve na casas de uma família na Av. Gomes Jardim, limítrofe aos altos muros da fábrica para conferir as denúncias de barulho permanente, além da poluição aérea com pó de serragem causada pela fábrica ao lado ao trabalhar com os troncos de eucaliptos. O grupo anfitrião relatou aos visitantes a praticamente impossibilidade de dormir com o barulho gerado pela fábrica – audível perfeitamente aquela hora da manhã da visita.
Fala da empresa – Respondendo a questionamentos de Edi Fonseca e de Sandra Ribeiro, da AGAPAN, durante atividade pública na Assembleia Legislativa, sobre diversos aspectos decorrentes de localização e de poluição decorrentes das atividades da empresa, o representante da CMPC, gerente de qualidade e meio ambiente Clóvis Zimmer, especificamente sobre o barulho (testemunhado por este jornalista em visita ao local na visita dia 18/6) afirmou textualmente que: (…) – Além disso, a questão do do do barulho, do barulho, a questão, desde que partiu a planta muitas coisas não foram atendidas como tinham que ter sido, mas a empresa vem trabalhando num programa contínuo de redução e (…inaudível…) de equipamentos para poder diminuir a percepção de ruído. Do ponto de vista legal, a empresa podia não fazer absolutamente nada, porque ela está atendendo o padrão legal, mas ela não é legalista – quero deixar muito claro isso – a gente não é legalista – a gente quer obter o melhor conforto acústico pras pessoas a partir desse trabalho. Fosse isso, a empresa não estaria gastando o que gastou para fazer esta redução de percepção de ruído”.
Convite aceito – no final da apresentação do case da CMPC, realizado no final da manhã desta terça-feira (21/6) na 5a. edição do Seminário Cidade Bem Tratada, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa – Clóvis foi convidado publicamente e aceitou o convite de Edi Fonseca, da AGAPAN, para um novo AGAPAN Debate a ser realizado em Guaíba proximamente. Presidia a mesa dos trabalhos o representante da Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas Associados, organizadora do evento, Beto Moesch.
- Veja também: notícia sobre a vista no sábado foi divulgada no site da Agapan.
- Escute a íntegra da fala de Clóvis Zimmer nesta terça-feira.
- AMA
- AGAPAN
Redação: Jornalista João Batista S Aguiar – jbsa@pobox.com