
O Instituto Curicaca acaba de entregar um relatório sobre o uso da praia nos limites do Parque Estadual de Itapeva ao procurador da República Felipe da Silva Müller, de Capão da Canoa.
O Instituto está à disposição para ajudar no planejamento da redução gradativa de veículos na praia, da sinalização para o cuidado, como proposto ao Ministério Público Federal, envolvido no tema. Em reunião realizada no dia 18 de outubro com o procurador da República Felipe da Silva Muller, com a participação do diretor de projetos da Fundação O Boticário, Sr. Emerso Oliveira, a situação foi fartamente esclarecida pelo coordenador técnico da ONG, Sr. Alexandre Krob.
Fazendo a entrega do relatório técnico, ficou claro que a proposta não é de uma proibição imediata, mas de metas de exclusão anual de partes da praia para veículos motorizados e controle da circulação de cães. Áreas mais sensíveis, como a chegada de riachos e sangradouros na praia e as proximidades da Pedra de Itapeva precisam ser priorizadas ainda para o verão 2016/17, afirmaram.
Segundo o procurador da República, a prefeitura deverá apresentar em juízo um plano de como esse controle será realizado. Tanto para o Ministério, como para o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Torres, a ONG colocou-se a disposição para fazer sugestões técnicas ou mesmo avaliar o que for proposto.