Captura de tela 2018-10-18 17.35.55.pngCriada pela Cooperativa Ecológica Coolméia em 1989, a FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas completará 29 anos com festa no próximo sábado, 20 de outubro. Será cantado o ‘parabéns a você’. A primeira feira ocorreu dia 14 de outubro de 1989 na primeira quadra da av. José Bonifácio (em frente à Igreja Santa Teresinha), esquina Av. Osvaldo Aranha.

A cooperativa era formada por três categorias de associados – os produtores, os consumidores e os servidores – estes últimos na administração em geral. Havia uma diretoria formada com representantes das três categorias, eleita em assembleia de associados.

Nelson Diehl, dirigente à época, lembra que a Feira foi idealizada, organizada e administrada pela Coolméia e foram os consumidores que lideraram o processo. “Por funcionar de forma autogestionaria, a Coolméia foi criando as Feiras Coolméia com a mesma filosofia – daí surgiram o Fundo Feira, as diferentes formas de reuniões, as assembleias e as Comissões das Feiras“.  Nem todos os feirantes e agricultores eram associados da Cooperativa inicialmente, mas foram ao longo do tempo se associando, historia.

A Coolméia foi fundada em 1978. De uma pequena venda em uma garagem no bairro Independência, em Porto Alegre, pulou para uma e depois duas casas na rua João Telles, no Bom fim (números 522 e 524). Esgotando a capacidade de atendimento nestes locais, a direção da época propôs que os produtores fossem para a rua, o que aconteceu. Logo, a própria Coolmeia saiu da João Telles, mudando-se para a parte de cima do restaurante Maomé (aonde é hoje o Restaurante Sabor do Bric).

À época, já existia no mesmo local aos domingos o Bric da Redenção. Foi a Feira da Coolméia a pioneira a ocupar o local aos sábados e, até hoje, continua espremida na primeira quadra da avenida. À época, a proposta foi vista como temerária. Nada havia ali aos sábados.

A primeira FAE ocorreu em 14/10/1989, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação e da Luta contra os Agrotóxicos, cuja data é 16/10 (e naquele ano, na segunda-feira). O segundo evento ocorreu apenas em 9 de dezembro, quase dois meses depois. Os eventos foram grande sucesso de público. A proposta era passar a ser mensal, e foi o que aconteceu, depois reduzindo-se os intervalos para quinzenal e depois, como até hoje, semanal.

Com o esgotamento da Coolméia, os próprios produtores criaram uma nova entidade, assumindo a realização das feiras semanais no local. Continua a FAE a ser oportunidade única de reunir os produtores de orgânicos e os consumidores.

  •  Sábados, das 7h às 13h, na 1ª quadra da Av. José Bonifácio (Porto Alegre/RS).
  • 44 bancas de 140 famílias de agricultores ecologistas vindos da zona rural da Capital e do Interior do Estado.
  • Produtos: hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, padaria e produtos agro-industrializados (geleias, sucos, doces e bolos) com certificação orgânica, entre outros.

Programação:

  • 20/10 – Parabéns para Você FAE 29 anos e Rádio FAE– bolo, velinhas e a canção do parabéns para a primeira feira ecológica do Brasil + rádio interna da Feira ao vivo com entrevistas, música e interações com o público.
  • 27/10 – Comunidade e Diversidade– apresentação musical + exposição Sementes e Agrodiversidade dos guardiões de sementes + PANC’s (Plantas Alimentícias Não-convencionais) + sorteio das quatro cestas da ação de redução do plástico na Feira.

 

Veja alguns dos produtores da FAE (fotografias de Elson Schroeder)

Captura de tela 2018-10-18 15.12.42
Produtor Romeu Righez, do Município de Ipê.
Captura de tela 2018-10-18 15.12.55
Produtoras Regina Margori, de Torres, e Marta Strege Evaldt, de Morrinhos do Sul.
Captura de tela 2018-10-18 15.13.06
Mauro Fernandes Martins, de Morrinhos do Sul

 

© 2018  Jornalista João Batista Santafé Aguiar (4826/DRT-RS), com contribuição do Assessor de Imprensa da FAE, Jornalista Elson Schroeder

 

 

 

One thought on “Feira dos Agricultores Ecologistas completa 29 anos

  1. Que saudades da Feira! Não poderei estar presente mas daqui de Portugal os acompanho com muito carinho. Parabéns por estes anos de serviço amoroso à população!

Deixe um Comentário