V Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar será realizado em São Paulo

porRedação

V Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar será realizado em São Paulo

Em sua quinta edição, evento fará parte da programação do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, no dia 10 de agosto, na Unibes Cultural, no bairro Sumaré.

Com objetivo de estimular a divulgação da temática ambiental marinha nas pautas diárias da imprensa e redes sociais, o V Workshop de Comunicação da Rede Biomar oferecerá palestras com profissionais experientes e engajados em estudos de comunicação e meio ambiente dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte e Golfinho Rotador, além de representantes da National Geographic e das mídias digitais do G1. O encontro tem o apoio da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e Instituto Envolverde e acontecerá no dia 10 de agosto, a partir das 10 horas, durante o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA 2019), na Unibes Cultural, em São Paulo. Para participar do V Workshop é necessário se inscrever em cbja.com.br. A entrada é gratuita, as vagas são limitadas, distribuídas por ordem de chegada e materiais promocionais exclusivos da Rede Biomar serão oferecidos aos presentes.

O workshop é uma ação da Rede Biomar – composta por cinco projetos de conservação marinha patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar. A programação deste workshop, realizado pela segunda vez em São Paulo, será dividida em duas mesas de palestras. A primeira, intitulada ‘Conservação Marinha em Pauta’, discutirá o desafio de inserir o tema ‘conservação marinha’ nos veículos da grande imprensa e a importância do relacionamento entre cientistas e jornalistas. Os convidados são: a jornalista colaboradora da National Geographic, Paulina Chamorro; o coordenador do Projeto Golfinho Rotador, José Martins; e a coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves. A mediação será realizada por Jéssica Branco, coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz.

Já a segunda, ‘Redes Sociais e Conservação Marinha’, contará com palestra da jornalista e editora de redes sociais do G1 São Paulo, Thaís Lima; do coordenador de comunicação do Projeto Baleia Jubarte especialista em produção audiovisual Enrico Marcovaldi; e de Jéssica Branco que também é especializada em marketing. Eles darão uma aula sobre estratégias de divulgação de conservação marinha nas redes sociais e sobre técnicas para divulgar notícias e alcançar grandes públicos na internet. Desta vez, a mediação será de Tatianne Fonseca, publicitária e assistente de comunicação do Projeto Albatroz. Ao final das duas mesas, perguntas do público serão respondidas.

De acordo com Jéssica, que também é organizadora do evento, as redes sociais têm posição de destaque nas estratégias de comunicação dos projetos da Rede Biomar que alcançam milhares de pessoas no meio: “Queremos apresentar todas as nossas dicas e resultados de comunicação para engajar seguidores por meio das mídias sociais, com base na nossa experiência e estudos. Nosso maior objetivo com este evento é inspirar cada vez mais profissionais a comunicar com excelência a imensa importância que a conservação marinha tem para as nossas vidas e para nosso planeta.” De acordo com a organizadora, além da distribuição de materiais exclusivos do workshop a todos os presentes, kits dos projetos Albatroz, Golfinho Rotador e Baleia Jubarte serão sorteados.

Certificados 

O V Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar tem entrada gratuita, mediante preenchimento do formulário de inscrição do CBJA 2019, disponível neste link. Os participantes que comparecerem nos dois dias do CBJA 2019 receberão um certificado de até 20 horas, que poderá ser validado junto às universidades para fins de atividades complementares. As vagas do Workshop serão distribuídas por ordem de chegada, com limitação de convidados à capacidade máxima da sala.

Roda de Conversa: “Impacto do Lixo Plástico nos Oceanos”

No mesmo dia 10, às 14h, à convite do CBJA 2019, o Projeto Albatroz leva convidados do Workshop para a Roda de Conversa ‘Impacto do Lixo Plástico nos Oceanos’. Nela, os facilitadores especialistas no tema convidam os participantes do congresso a refletirem sobre como o lixo plástico prejudica inúmeras espécies de animais marinhos e também os seres humanos. Durante a atividade serão discutidas formas de redução do consumo de plástico no dia a dia.

Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental

A programação completa do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental é gratuita e ocorrerá entre os dias 9 e 10 de agosto, das 10h às 20h, na Unibes Cultural que fica na Rua Oscar Freire, 2500, ao lado do metrô Sumaré, em São Paulo. O CBJA 2019 é uma realização da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e do Instituto Envolverde, com apoio da Unibes Cultural, entre outras organizações. O evento terá dois dias de debates com a linha mestra dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como paradigma e vetor para a construção de pautas. Inscrições e mais informações no site: https://www.cbja.com.br/

Serviço:

Mesa 1 – ‘Conservação Marinha em Pauta’
Horário: 
10h às 12h30
Local: 
Sala Multiuso – 2º andar (capacidade para 80 pessoas)
Participantes:

  • Tatiana Neves – bióloga, mestre em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), conselheira da Liga das Mulheres pelos Oceanos, coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz.
  • José Martins – Dr. Oc. José Martins da Silva Junior, coordenador do Projeto Golfinho Rotador / ICMBio Noronha. Oceanógrafo, mestre e doutor em Oceanografia Biológica pela UFPE.
  • Paulina Chamorro – Jornalista, co-fundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos e colaboradora da National Geographic Brasil.
  • Mediação: Jéssica Branco – jornalista, pós-graduada em Marketing com ênfase em gestão pela FGV e coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz.


Mesa 2 – ‘Redes Sociais e Conservação Marinha’

Participantes:

  • Jéssica Branco – jornalista, pós-graduada em Marketing com ênfase em gestão pela FGV e coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz.
  • Enrico Marcovaldi – Coordenador de comunicação do Projeto Baleia Jubarte, fotógrafo, cinegrafista e documentarista da natureza, especializado em imagens submarinas.
  • Thaís Lima – Editora de redes sociais do G1. Jornalista e Pós graduada em Gestão Integrada da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos pela USP.
  • Mediação: Tatianne Fonseca – publicitária, técnica em administração, graduanda no MBA de Varejo e Mercado de Consumo pela Universidade de São Paulo (USP) e assistente de comunicação do Projeto Albatroz.


Roda de Conversa – ‘Impacto do Lixo Plástico nos Oceanos’
Horário: 
14h às 15h30
Local: 
5º andar
Participantes:

  • Tatiana Neves
  • José Martins
  • Paulina Chamorro
  • Mediação: Jéssica Branco

Local: Unibes Cultural – Avenida Oscar Freire, 2500 – Sumaré – São Paulo – SP (Ao lado do metrô Sumaré)

 

Fonte: www.envolverde.com.br

 

 

Sobre o Autor

Redação administrator

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.