A pioneira feira orgânica convida para aniversário de 30 anos no próximo sábado

porRedação

A pioneira feira orgânica convida para aniversário de 30 anos no próximo sábado

Captura de Tela 2019-10-15 às 10.31.16.png

Vanderlei Cachoeira, à direita, está envolvido com a Feira desde o seu início, em 1989

Porto Alegre – A comemoração do 30º aniversário da Feira da Agricultura Ecológica – FAE no próximo sábado, 19/10 começará com um grande café da manhã coletivo. Consumidores e consumidores e agricultores familiares levarão alimentos para compartilharem.

Será o grande dia de comemoração e a abertura desta festa busca fazer referência à forma como a pioneira Feira Ecológica do Brasil foi formada: por meio da união de ideias e esforços de agricultores familiares, ambientalistas e moradores da cidade que sonharam com um espaço de comercialização de alimento saudável e produzido de forma sustentável na capital dos gaúchos.

Assim todos que forem na primeira quadra da Av. José Bonifácio na feira do próximo final de semana estão convidados a levarem um alimento produzido por si mesmo. Na FAE ele será colocado junto com os doados pelos produtores ambientalistas e compartilhado em conjunto.

A festa seguirá durante toda a manhã com atividades culturais (mística retratando a ligação do agricultor com a terra e show musical com Rose Nascente), a segunda edição da Rádio Feira (que será transmitido ao vivo via redes sociais da FAE), o Abraço à Feira (unindo feirantes e consumidores parceiros) e o parabéns com bolo orgânico. Haverá, também, importante momento em que pessoas que contribuíram com a formação da Feira, os chamados Antigos da FAE, estarão presentes vendo o resultado deste esforço coletivo que frutificou e se fortaleceu ao longo das décadas.

Entre as novidades a serem apresentadas no aniversário da FAE está a inauguração do Espaço Multiuso, todo feito em Bambu, que servirá como praça de alimentação e para a realização das atividades culturais e de educação ambiental que a Feira se propõe a fazer. Neste mesmo sábado será feita uma edição extra do Sábado Sem Sacolas Plásticas, que normalmente acontece no último final de semana de cada mês, uma ação de conscientização que visa eliminar as sacolas plásticas da FAE e FEBF – Feira Ecológica do Bom Fim.

Programação:

  • · 7h às 13h – funcionamento FAE + Sábado Sem Sacolas Plásticas.
  • · 8h às 9h30 – Café da Manhã Coletivo
  • · 9h30 – solenidade com os “Antigos da FAE” (pessoas que fizeram parte da construção da Feira) + autoridades + inauguração do espaço multiuso de bambu (para atividades culturais e praça de alimentação)
  • · 8h às 12h – Rádio Feira (transmitido ao vivo pela internet – link no www.facebook.com/FAEfeiradosagricultoresecologistas/ e www.instagram.com/fae.feiraecologica)
  • · Show Rose Nascente – ao longo da manhã (com intervalos)
  • · 11h – Abraço na FAE

Serviço

A FAE acontece todos os sábados, das 7h às 13h, na 1ª quadra da Av. José Bonifácio (Porto Alegre/RS). Reúne 44 bancas de 140 famílias de agricultores ecologistas. São comercializados hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, padaria e produtos agro-industrializados (geleias, sucos, doces e bolos) com certificação orgânica.

A diferença dos agricultores ecológicos em relação aos produtores convencionais é que além do não uso de agrotóxicos são tomadas uma série de medidas que visam a preservação do solo, água, ar, terra, flora e fauna nas propriedades produtoras. Desta forma se contribui de maneira mais ampla com o meio ambiente e o planeta.

O que?

  • 30 anos FAE – Feira de Agricultores Ecologistas
  • Quando?
    • Sábado, 19 de outubro 2019
  • Onde?
    • Primeira quadra da avenida José Bonifácio, em frente à Igreja Santa Teresinha
      Porto Alegre/RS (no mapa)

Ver também:

 

Fonte: texto de Elson Schroeder – Assessoria de Comunicação da Associação Agroecológica,, atual responsável pela Feira, com edição da Redação do AgirAzul Notícias.  (AgirAzul.com). Permitido o uso, citada a fonte. 

Sobre o Autor

Redação administrator

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.