Nesta quinta, Dia Mundial do Meio Ambiente, e sexta-feira (5 e 6 de junho de 2020), em tempos de COVID-19, muito a aproveitar diretamente de sua residência ou de seu trabalho.

A seguir, registramos alguns eventos a serem realizados pela Internet. Caso o leitor saiba de outros eventos, favor informar

(este post estará em permanente atualização até sexta, dia 6/6)

Ao longo do mundo todo, a ONU registrou neste ano 1595 eventos em sua plataforma para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Veja os informados pela ONU para o Brasil neste link.

Em Lisboa, de 2 a 6 de  junho, está acontecendo a Conferência da ONU para o Oceano. Ver link

 

5 de junho de 2020

5/6 – 8h45min Seminário On-Line Dia Mundial do Meio Ambiente promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Procuradores e promotores de Justiça falarão sobre a atuação do MP na  proteção da flora e recursos hídricos, gestão de resíduos sólidos, agrotóxicos, saneamento básico, entre outros temas.  Participarão: procuradora de Justiça Sílvia Cappelli e os promotores Felipe Teixeira Neto, coordenador do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais (Nucam), Ana Maria Moreira Marchesan, Alexandre Sikinowski, Annelise Steigleder, Andrea Almeida Barros, Max Roberto Guazzelli e Daniel Martini. Streaming: clique aqui e escolha ‘Acesso às Salas Públicas’, caso não trabalhe na instituição.

5/6, 9hMeio Ambiente e Covid-19, com Cleidiane Vieira (Coordenação Nacional do MAB/Pará) e Francisco Milanez (presidente da AGAPAN). Streaming pelo Facebook @redesoberania ou @brasildefators

5/6, 9 às 16h 1º Fórum On-line de Sustentabilidade Ambiental no Pampa – Painéis e Rodas de Conversa. Promoção: Ciências Biológicas da URCAMP – Inscrições em http://eventos.urcamp.edu.br.

5/6 – 9hPapo das 9 Especial do Dia do Meio Ambiente, com jornalista André Trigueiro. No instagram @andre_trigueiro ou no canal no YouTube: André Trigueiro.

👉🤲🏼 ️5/6 – 10h (horário de Brasília) Tribunal de Contas do Amazonas realiza simpósio sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável. O Websimpósio tem o título geral “Desafios da Sustentabilidade Pós-Pandemia – reflexos na Agenda Global dos ODS”.  O evento iniciará com a palestra do Ministro do STJ Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, jurista e é o ponto alto da programação deste Dia Mundial do Meio Ambiente.  Fábio Feldman, deputado constituinte em 1987 e 1988 que ajudou a moldar o capítulo de Meio Ambiente da Constituição Federal, também participa. Veja  programação.  Streaming pelo YouTube conta tceamazonas e também pelo Instagram e Facebook (tceam)

5/6 – 10 às 12h – Webnar “Planejamento Urbano e Mudanças Climáticas”. Promoção da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Participação do cientista Carlos Nobre, de Thelma Krug, vice-presidente do IPCC, Carlos Acioly Jr, Arquiteto e Urbanista, Igor Albuquerque, pelo ICLEI, Suely Araújo, Urbanista e Advogada pelo Observatório do Clima, e Germano Bremm, Advogado, Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Porto Alegre. Streaming: http://youtube.com/user/noticiaspmpa

5/6, 11h até às 12h30min– Webnar: “Os desafios de cobrir a Amazônia em tempo de pandemia”. Promoção da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Amazon Rainforest Journalism Fund (Fundo de Jornalismo para a Floresta Amazônica). Com a participação de Elaíze Farias, cofundadora da agência de jornalismo independente Amazônia Real; Mara Régia, radialista e apresentadora do programa Natureza Vida, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); e Camilo Jiménez Sandofimio, integrante do comitê de seleção de projetos do Amazon RJF. A moderadora será a jornalista Katia Brembatti, diretora da Abraji e repórter da Gazeta do Povo.  Inscrições gratuitas em https://www.abraji.org.br/noticias/webinar-discute-desafios-da-cobertura-da-amazonia-durante-a-pandemia.

5/6 – 12h – Painel “Arte Pública na cidade: o patrimônio que queremos“, promoção do prof. Jonas Reis. Participação de Jacqueline Custódio, Advogada e coordenadora do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio, e Lucas Volpatto, Mestre em Arquitetura e Cidade, professor na UniRitter e conselheiro do COMPAHC – Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre. Streaming no Instagram @jonasreis.

5/6,  14 às 17h, horário de Brasília, Ministério do Meio Ambiente do Peru  promove a conferencia virtual “Unidos#PorLaNatureza” – “Biodiversidade: a hora da natureza”. Link.

5/6, 16h – Cerimônia de Abertura da Semana do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Ceará com a jornalista Maristela Crispim, da Agência Eco Nordeste,  que falará sobre “A Pandemia do novo Coronavirus e a relação com o nosso ambiente natural“.  Plataforma Zoom.  https://www.al.ce.gov.br/index.php/comunicacao/tv-assembleia-ao-vivo/assista-ao-vivo

5/6, 16h – Estréia do filme “Lutzenberger, ambientalismo e Gaia“, entrevista com Lilly Lutzenberger, filha de José Antonio Lutzenberger gravada em 17/12/2019 no Rincão Gaia, propriedade rural pertencente à Fundação Gaia – Legado Lutzenberger localizada no Município de Pantano Grande, interior do Rio Grande do Sul. Lilly fala sobre a importância do seu pai para o ambientalismo brasileiro e internacional e como a Teoria de Gaia, formulada pelo inglês James Lovelock, influenciou no seu pensamento e militância. Vídeo produzido pela historiadora Elenita Malta Pereira, Sara Rocha Fritz e João Davi Minuzzi. Edição em 2020 de Denis Henrique Fiúza. Link para o filme no canal Lutz Global, no YouTube.

5/6, 16h – Live  promovida pelo senador Paulo Paim com a presença do próprio e ainda de Francisco Milanez, presidente da AGAPAN, Mário Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica, e Renato Cunha, do GAMBA – Grupo Ambiental da Bahia. Endereço do Streaming: http://youtube/user/senadorpaulopaim.

5/6, 16h – Live Mulheres & Meio Ambiente, com Melissa Curi na moderação e como palestrantes Suely Chacon, Suzana Padua e Roberta Roxilene. Promoção IABS/UnIABS. Live no Youtube canal iabstv.

5/6, 17hConversa no Quintal especial do dia mundial do meio ambiente traz a conversa de Vivi Pretz com Patricia Nunes Silva, conhecida como “louca das abelhas”.  Vão conversar sobre a importância das abelhas na produção de alimentos. Streaming será no Instagram: @quintal_urbano.

5/6, 17hAções Inspiradoras em Prol da Sustentabilidade, com Cláudia Padão, Coordenadora do NUS, e Silvia Marcuzzo, jornalista e consultora em sustentabilidade. A promoção é do NUS – Núcleo de Sustentabilidade da São Judas Tadeu – Colégio e Faculdades integradas. Edição especial em comemoração ao dia mundial do meio ambiente.  O webinar será transmitido no Instagram do Núcleo de Sustentabilidade São Judas – NUS

5/6, 19hAgroEcologia como Alternativa Sócio Ambiental, com Roberta (MST/RS), Viviane Chiarello (MPA/RS), Leonardo Melgarejo (Movimento Ciência Cidadã), e Ana Maria Cavallet (FEAB). Juventude campesina na luta pela Vida. Streaming no Facebook – http://fb.com/redesoberania.

5/6 – 19h30 às 20h30min Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Promoção da UERGS – Unidade de Erechim (Gestão Ambiental (Bacharelado), Administração (Bacharelado) e Especialização em Gestão e Sustentabilidade Ambiental) com a participação de  Antônio Soler (CEA – Pelotas/Rio Grande), Dionil Machado Pereira (Uppan – Dom Pedrito), Profa. Ma. Flávia Biondo (GESP – Passo Fundo); Profa. Dra. Ana Carolina Martins da Silva (Uergs) e convidados. Apoio da APEDEMA/RS. Streaming  meet.google.com/cbq-ndpw-vmb

5/6 – 20hAndré Trigueiro entrevista Caetano Veloso no Dia Mundial do Meio Ambiente. Streaming em instagram @andre_trigueiro.