SBPC: seminário debaterá mudanças climáticas nesta quarta-feira

Evento virtual será realizado hoje, 8 de junho, às 16h, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Participe!

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta quarta-feira, 8 de junho, às 16h, a décima sessão dos seminários “Projeto para um Brasil Novo”. O tema do debate online é Mudanças climáticas e será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube.

A discussão será coordenada por Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da SBPC. Como debatedores, o evento contará com a participação de Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), Moacyr Araújo, professor associado do Departamento de Oceanografia (DOCEAN), pesquisador do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA), e vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Suzana Kahn Ribeiro, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vice-diretora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ), e Thelma Krug, vice-presidente do Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC).

O evento é parte de 12 seminários temáticos que a SBPC está realizando para tratar de temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do País. Entre os assuntos a serem abordados estão “Questão indígena” e “Cultura”. O primeiro seminário debateu “Ciência, Tecnologia e Inovação”, o segundo, “Educação básica”, o terceiro, “Educação superior”, o quarto, “Pós-graduação”; o quinto tratou do tema “Saúde”, o sexto  “Meio Ambiente”,  o sétimo “Direitos Humanos”, e oitavo “Segurança Pública” e o nono “Diversidade de gênero”.

Segundo Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, o objetivo dos eventos é engajar a comunidade científica a propor políticas públicas para os próximos anos. “A ideia é que esses eventos abordem temas relevantes visando à elaboração de um documento com diretrizes e propostas gerais de políticas que será entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição, durante a 74ª Reunião Anual da SBPC, a ser realizada neste ano na UnB (Universidade de Brasília)”, explica. “A ideia é não ficarmos apenas na batalha do presente, mas pensarmos um futuro melhor para nosso país”, diz.

Participe:

  • Série Projeto para um novo Brasil – Seminário “Mudanças climáticas”
  • Dia: 8 de junho
  • Horário: 16h
  • Transmissão: Canal da SBPC no YouTube.