Feira dos Agricultores Ecologistas / FAE completa 33 anos na av. José Bonifácio

Uma parceria entre moradores de Porto Alegre/RS que queriam alimentos mais saudáveis e produtores familiares que produziam de forma ecologicamente sustentável está comemorando 33 anos. Em outubro de 1989, numa comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10), nascia a FAE – Feira de Agricultores Ecologistas — oferecida à comunidade pela Coolmeia – Cooperativa Ecológica, então existente na capital do Rio Grande do Sul. Hoje extinta, a Coolméia foi substituída como responsável pela Feira pela Associação AgroEcológica. .

Mais de três décadas depois a FAE cresceu; multiplicou sua experiência pela capital dos gaúchos, outros Estados e até países e é uma referência não só na possibilidade de acesso à um alimento saudável, livre de agrotóxicos, mas também em um sistema de comercialização que vai muito além das questões financeiras, abrangendo ainda trocas culturais e de saberes entre o produtor da agricultura familiar e seus parceiros urbanos (consumidores), exercício de cidadania, educação ambiental e respeito às diversidades.

A celebração dos 33 anos da FAE acontecerá neste sábado, 15/10, entre 8h e 12h30, na feira (Av. José Bonifácio – 1ª quadra). Inicia com um café da manhã aberto a todos, com degustação de produtos da feira; terá o lançamento do livro “Sistemas alimentares no século 21: debates contemporâneos”, organizado por Potira Preiss e Sergio Schneider; atrações musicais com Demétrio Xavier e o DJ Marcelo Andres (só com vinil) e termina com o bolo de aniversário, canto coletivo do parabéns e o tradicional abraço na feira. A festa conta com o apoio do Instituto Goethe, sede de Porto Alegre(@goetheinstitut_portoalegre)

Programação:

• 8h – Abertura mesa de café da manhã + @djmarceloandres

• 9h – Falas agricultores

• 9h30 – Lançamento do livro “Sistemas alimentares no século 21: debates contemporâneos”, organizado por Potira Preiss e Sergio Schneider, com a participação das autoras Fernanda Vasconcellos e Juliana Machado Severo

• 10h15 – Show com Demétrio Xavier

11h – Parabéns, abraço na feira e bolo

• 11h30 – DJ Marcelo

12h30 Encerramento

Veja mais

  • A respeito da Coolméia, projeto que busca reunir documentos, publicaçoes e fotografias da Cooparativa – www.coolmeia.com.br. Alguma informação sobre o histórico da FAE também ali se encontra.
Print Friendly, PDF & Email

Next Post

Lula eleito promete protagonismo na luta contra a crise climática

seg out 31 , 2022
No discurso da vitória, após o TSE reconhecer a sua vitória para a presidência do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva defendeu desmatamento zero na Amazônia e a retomada do país na luta contra a crise climática “protegendo todos os nossos biomas, sobretudo a Floresta Amazônica”. Manifestou estar aberto à […]